Tetris é eficaz para tratamento de estresse pós-traumático

Um grupo de cientistas da Universidade de Oxford descobriu que jogar Tetris pode reduzir os sintomas de ansiedade e os flashbacks causados após eventos pós-traumÁticos.

Contudo, para quem acha que qualquer tipo de jogo ajuda no tratamento, os cientistas descobriram ainda que jogos de quis (perguntas) influenciaram negativamente no tratamento dos pacientes. Foi assim com o popular Pub Quiz Machine 2000.

O estudo for a utilizado em um grupo de 60 voluntÁrios que foram submetidos a 30 minutos de filmes e imagens bem traumÁticas. Em seguida os pesquisadores dividiram o grupo em 3. 20 dos voluntÁrios jogaram Tetris por 10 minutos; outros 20 jogaram Pub Quis e os 20 restantes não fizeram nada.
Depois de 4 horas, os submetidos ao Tetris tiveram menos flashbacks que os que jogaram Pub Quiz Machine 2000. Em ambos os experimentos, todos os 3 grupos foram capazes de relatar detalhes específicos dos filmes.

 No entanto, o Dr. Emily Holmes, do Departamento de Psiquiatria da universidade de Oxford pondera que o estudo mostrou ótimos resultados para quem joga Tetris dentro de um espaço de tempo de até 4 horas após eventos traumÁticos.

- Continua após a publicidade -

A equipe acredita que o efeito positivo é devido à forma como a mente separa o pensamento em dois canais: um sensorial e outro conceitual. Geralmente, os dois trabalham em equilíbrio um com outro. Por exemplo: usamos um canal para ver e ouvir alguém falar, e outro para compreender o que eles estão dizendo.

No entanto, quando alguém estÁ exposto a informações traumÁticas, esses canais são colocados para funcionar de forma desigual para que a informação perceptual substitua a informação conceitual.

A pesquisa mostrou que hÁ uma janela de seis horas pós-trauma em que é possível interferir com a forma que as memórias traumÁticas são formadas. Durante este período, determinadas tarefas podem competir com os canais do cérebro que são necessÁrios para formar a memória. Isso ocorre porque hÁ limites para as nossas capacidades em cada canal: por exemplo, é difícil manter uma conversa ao fazer problemas de matemÁtica.

A equipe de cientistas chegou à conclusão que o reconhecimento das formas e movimento dos blocos coloridos no Tetris concorre com as imagens de trauma no canal de informação perceptual. Conseqüentemente, as imagens do trauma - os flashbacks - são reduzidas.

Contudo, não basta distrair a mente com qualquer tipo de jogo. Games com perguntas e respostas, por exemplo, aumentam o efeito de flashback.

- Continua após a publicidade -

Os pesquisadores acreditam que isso é devido porque os jogos verbais concorrem com a lembrança do significado contextual do trauma, assim as memórias visuais do canal de percepção são reforçadas e os flashbacks aumentam.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.