Créditos: Microsoft

Hardware do Xbox Series X inclui 16 GB de RAM e 1 TB de SSD; confira as especificações

Console também contará com CPU Zen 2 de oito núcleos e GPU de 1.825 MHz
Por Mateus Mognon 16/03/2020 12:12 | atualizado 17/03/2020 08:43 Comentários Reportar erro

A Microsoft revelou hoje (16) as especificações completas do Xbox Series X, seu console de próxima geração. As informações foram exibidas no site oficial da empresa e também no site Digital Foundry, que fez uma análise completa do hardware presente no console e apresentou as melhorias trazidas no dispositivo no vídeo acima.

Segundo foi revelado anteriormente pela fabricante, o Xbox Series X é feito para aguentar jogos em 4K e 60 frames por segundo, ou entregar games em até 120 fps em outras resoluções. Para alcançar a meta, o time de desenvolvimento da empresa teve que fazer o "Xbox mais poderoso de todos".


Especificações do Xbox Series X em relação aos consoles da geração atual da Microsoft. (Imagem: Digital Foundry/Reprodução)

De acordo com a tabela de especificações revelada pela Microsoft, o console chegará ao mercado equipado com processador de oito núcleos que operam em até 3,8 GHz, ou 3,66 GHz com a tecnologia SMT Simultaneous multithreading. A CPU será baseada na arquitetura Zen 2, da AMD.

Na parte de gráficos, o Xbox Series X terá uma placa de vídeo baseada na tecnologia RDNA 2, também da AMD, com 12 TFLOPS, 52 Compute Units e frequência de 1.825 MHz. Segundo a Microsoft, os componentes serão feitos em 7 nanômetros.

A companhia também disse que o console terá poder para trazer versões aprimoradas de jogos já existentes do Xbox. Um exemplo dado pela fabricante foi Gears 5, que rodará com o preset Ultra do PC no Xbox Series X, e que também recebeu suporte para custscenes em 4K e 60 frames por segundo no console.

- Continua após a publicidade -

Além disso, a Microsoft confirmou que o console terá suporte para Ray Tracing e mostrou imagens da versão de Minecraft com a tecnologia.

Armazenamento e RAM do Xbox Series X


O Xbox Series X terá suporte para um SSD externo próprio, além de HDD externo no padrão USB 3.2. (Imagem: Digital Foundry/Reprodução)

O console também contará com 16 GB de memória RAM no padrão GDDR6, com Memory Bus de 320b. Segundo a lista, o conjunto terá 10 GB com largura de banda de 560 GBs e 6 GB operando com 336 GB/s. Para armazenamento, o produto contará com 1 TB de SSD no padrão NVMe, também utilizando uma tecnologia customizada.

Outro detalhe importante são as opções extras de armazenamento, que vão agradar quem usa o Game Pass e costuma baixar vários jogos. O console contará com suporte para um "cartão de memória" proprietário que permitirá expandir o armazenamento em mais 1 TB. O dispositivo é feito em parceria com a Seagate e também usa tecnologia de SSD. Além disso, os usuários terão a opção de expandir a memória do console com um dispositivos no padrão USB 3.2.

- Continua após a publicidade -

O Xbox Series X promete chegar com taxa de transferência de até 4.8 GB/s, um grande salto em comparação aos 120 MB/s presentes no Xbox Series X. Com isso, o sistema será mais veloz e os jogos vão carregar mais rápido. A novidade também vem acompanhada de outras otimizações de software, que prometem aprimorar desde telas de loading até latência. Uma das funcionalidades que nascerá dessa evolução é o Quick Resume, que permitirá continuar jogos de onde você parou, instantaneamente.

Você pode conferir mais informações sobre o Xbox Series X no site oficial de notícias do Xbox e no Digital Foundry. O lançamento do console acontecerá no final do ano, se o Coronavírus não impedir. 

Via: Digital Foundry Fonte: Xbox
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.