Créditos: [email protected]

Programa de PC permite doar processamento para combater doenças, inclusive Coronavírus

Recentemente, o [email protected] foi atualizado para suportar a busca de soluções para o COVID-19

O combate ao Coronavírus está mobilizando a comunidade científica e algumas soluções permitem que usuários comuns da internet auxiliem na busca de formas de erradicar a pandemia do momento. Uma dessas iniciativas é o programa [email protected], que dá para as pessoas o poder de emprestar seus computadores para pesquisas de cura de doenças, inclusive do COVID-19.

Encabeçado pela Universidade de Stanford, o [email protected] permite que usuários baixem um programa para que seu computador seja utilizado para enrolar proteínas digitalmente. A iniciativa acredita que, com o uso de milhões de PCs ao redor do mundo, o processo de busca por soluções acaba se tornando mais rápido.


(Imagem: Mateus Mognon/Adrenaline)

No final de fevereiro, o time por trás do projeto atualizou o programa e colocou o Coronavírus no catálogo do [email protected] Como o COVID-19 utiliza um "ferrão" para infectar células humanas, o poder do computador dos usuários é utilizado na busca por novas formatos de proteína que possam auxiliar a frear a doença.

A ideia é similar ao que temos no jogo Foldit, que permite que usuários dobrem proteínas manualmente em um programa de PC. No caso de [email protected], o processo é feito pelo próprio computador. Segundo os responsáveis pelo projeto, basta que o usuário abra o software, escolha a opção de buscar por soluções para qualquer doença, e deixe o computador ligado. 

A interface do [email protected] permite que o usuário escolha a potência de CPU e GPU que será dedicada para o processamento e também se a carga de trabalho será aplicada somente quando o computador estiver ocioso. Um detalhe importante é que o Coronavírus está incluso na opção "Any Desease", ou seja, o usuário doa o poder de seu PC não apenas para a computação de soluções para o COVID-19, mas também outras doenças do catálogo do programa.

- Continua após a publicidade -

O [email protected] tem versões para diversos sistemas operacionais, que estão listadas aqui. Confira mais informações no site oficial da iniciativa.

Via: Tweaktown Fonte: Folding Home
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.