Créditos: Flower Maid

Atenção à limpeza dos seus periféricos deve ser redobrada em tempos de coronavírus

A higiene dos eletrônicos que usamos diariamente muitas vezes é negligenciada
Por Redação 14/03/2020 09:32 | atualizado 14/03/2020 15:48 Comentários Reportar erro

A limpeza cuidadosa e adequada dos nossos produtos faz parte do processo de manutenção dos eletrônicos, mas é aquele tipo de coisa que, em muitos casos, fica sendo deixada pra depois. Em tempos de pandemia do coronavírus, no entanto, a higiene de seus produtos merece atenção redobrada, porque é o tipo de medida preventiva que não dá trabalho e faz diferença.

Teclado e Mouse

Os periféricos em que temos nossas mãos o tempo todo precisam de bastante atenção, especialmente se estes periféricos forem compartilhados com outras pessoas. Os tipos de cuidados e produtos que podem ser utilizados, devem ser baseados se há outras pessoas utilizando e no custo do periférico.

Se é um periférico de baixo custo compartilhado entre várias pessoas e não há problema se por acaso houver algum desgaste das teclas e acabamento, o álcool isopropílico ou outros tipos de álcool com grande teor de pureza podem ser utilizados para realizar uma limpeza rápida diariamente com o uso de um pano, mas recomendamos que evite isto se for um periférico de médio/alto valor, e especialmente se for algo que apenas você utiliza.

O uso inapropriado de álcool isopropílico pode causar o desgaste de acabamentos, plásticos e pinturas (especialmente as "letras" de teclados iluminados) no curto ou longo prazo, levando a teclas quebrarem, desgastarem, manchas aparecerem no acabamento de produtos, etc... Por isso, essa limpeza "rápida e fácil" deve ser limitada a periféricos de baixo custo/compartilhados.

Caso você estiver utilizando um teclado/mouse de médio/alto valor, recomendamos que a limpeza seja feita utilizando um pano com detergente neutro e em seguida passando um pano seco. No caso do teclado, você pode remover as teclas (a menos que seja um notebook, neste caso não recomendamos tirar), colocar em molho em um recipiente com água e detergente neutro por alguns minutos, lavar com água e depois secar na sombra para realizar uma limpeza mais profunda.

- Continua após a publicidade -

 

Controles de vídeo game

Limpar os controles que você possa ter - e também passa bastante tempo com as mãos neles - é tão simples quanto o mouse. Só limpar com cuidado e ter bastante atenção aos vãozinhos, mexendo as alavancas dos analógicos pra "tirar do caminho" enquanto você limpa.

- Continua após a publicidade -

Um cuidado a mais para ter aqui é se certificar de que o controle está bem seco antes de usar de novo. Você pode usar uma flanela de microfibra seca depois de passar o álcool isopropílico, ou deixar o periférico parado um tempo, pra deixar secar.

Monitores e telas

Claro que não passamos horas com as mãos em telas que não são sensíveis ao toque, na verdade nem se deve ficar pondo o dedo gorduroso no display. Mas os displays de sua vista estão constantemente de frente para sua respiração, eventuais tosses e espirros. Eles também devem ser devidamente desinfetados e temos vários produtos de limpeza voltados especialmente para eles, muitos na forma de spray limpador de telas. Ter um desses facilita bastante o processo da limpeza, só espirrar e passar uma flanela de microfibra.

Smartphones

Por último, mas não menos importante. Aqui está outro eletrônico que passa bastante tempo em suas mãos e merece atenção especial. Você pode aproveitar o mesmo spray limpador de telas que você usou no monitor aqui. Além de ajudar a se prevenir contra vírus, vai deixar seu smartphone melhor para usar também.

  • Redator: Redação

    Redação

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.