Overclocker profissional constrói bracket customizado para CPUs Ryzen

Novo suporte promete refrigeração mais precisa nos Ryzen 3000
Por Mariela Cancelier 13/03/2020 20:28 | atualizado 14/03/2020 07:38 Comentários Reportar erro

O famoso overclocker profissional Roman "Der8auer" Hartung projetou um cooling bracket (suporte de refrigeração) inteligente para ajudar a manter a temperatura das CPU Ryzen no ponto ideal. De acordo com ele, os processadores Ryzen de última geração da AMD não estão passando por problemas de aquecimento, mas o sistema das matrizes abaixo do IHS (Integrated Heatspreader) leva a um resfriamento desigual em coolers padrões.

Por conta disso, o overclocker decidiu criar seu próprio sistema customizado, e sabemos que o produto deve ser muito bom já que Der8auer está envolvido com a prática de overclock há tempo. O vídeo abaixo (em inglês) mostra o profissional explicando como funciona seu suporte inteligente.

Como Der8auer argumenta, as CPUs da série Ryzen 3000 têm um arranjo especial de matrizes sob o IHS. Existe uma grande matriz de E/S de 14nm posicionada acima do centro e um outro com núcelo menor de 7nm quase no centro da CPU. Esses chiplets de núcleo pequeno podem facilmente exceder o consumo de energia de 100-200W. 

Uma das funções do IHS é extrair calor das matrizes da CPU (ou chips), que depois são transferidas para um resfriador da CPU. O suporte personalizado do Der8auer leva em consideração o arranjo real dos chiplets e, portanto, onde estão os pontos de acesso ao sobrecarregar a CPU. Assim o sistema de resfriamento consegue resultados mais precisos e melhores, já que será posicionado "de maneira correta".

Em ambas as versões ele promete temperaturas até 7º graus abaixo

- Continua após a publicidade -

O novo cooling bracket do profissional possui dois modelos: um para liquid cooling personalizados e de circuito fechado e o outro liquid cooling do tipo all-in-one. Der8auer não deu mais informações sobre a chegada ao mercado global de seu produto, mas você pode encontrar os modelos à venda no site Caseking

Fonte: PC Gamer
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.