Créditos: AMD

Multi-GPU do DX12 aumenta performance das AMD RX 5600 XT e 5700 em até 70%

Substituto do CrossFire, tecnologia permite que duas GPUs diferentes trabalhem em conjunto
Por Carlos Felipe Estrella 12/03/2020 15:11 | atualizado 12/03/2020 15:51 Comentários Reportar erro

O uso em conjunto das placas de vídeo AMD Radeon RX 5700 e RX 5600 XT através do multi-GPU da API Microsoft DirectX 12 resulta em ganhos de desempenho de até 70%. A informação vem de testes do site Uniko's Hardware, que buscava saber como está o desenvolvimento das tecnologias de multi-GPUs recentemente.

Como aponta o site WCCF Tech, a antiga tecnologia CrossFire não existe mais e foi substituída pelo protocolo XDMA. Esse recurso é responsável por conectar as placas de vídeo através da interface PCIe. Já o SLI foi substituído pelo interconector NVLINK, que só está disponível para as placas de vídeo mais caras da empresa.

Apesar disso, ainda é possível usar as APIs DirectX 12 e Vulkan para se aproveitar do adaptador explícito mGPU. Com essa tecnologia, dá até para combinar dois modelos diferentes de placas de vídeo, como é o caso da Radeon RX 5700 e da Radeon RX 5600 XT.

Fonte: AMD

Mas claro que tudo não são rosas e o recurso não funcionou em vá rios dos jogos testados. Afinal, não importa o quando o DirectX 12 é otimizado para GPUs AMD, o jogo ainda precisa ter o suporte a mGPU explícito implementado pelos desenvolvedores.

- Continua após a publicidade -

De todos os títulos que o pessoal do Uniko's Hardware testou, apenas Rise of The Tomb Raider e Strange Brigade funcionaram com o recurso. No jogo da Crystal Dynamics, a combinação das duas placas de vídeo atingiu 191,3 fps de média e 111,5 fps na taxa de 1% de quadros mínimos. Enquanto isso, uma única Radeon RX 5700 obtém média de 116,9 fps e mínimos de 87,4 fps. Isso significa uma melhoria de 71,6% na performance.


Fonte: Uniko's Hardware

Algo parecido foi verificado em Strange Brigade, que estava rodando com os gráficos no Ultra em DirectX 12. As duas placas de vídeo combinadas obtiveram performance média de 228,8 fps e mínimos de 151,2 fps. Já a solitária Radeon RX 5700 fica com média de 138,6 fps e 1% de 98 fps. O resultado é um aumento de 65% na performance.


Fonte: Uniko's Hardware 

Tecnologias como SLI e CrossFire fascinaram os usuários quando foram lançadas, especialmente porque permitiam que duas GPUs mais baratas fossem unidas para obter um desempenho melhor do que um único modelo mais caro conseguia. Só que a ideia foi abandonada por AMD e Nvidia com o passar do tempo por causa da falta de suporte das aplicações e de uma série de bugs que estavam aparecendo.

Via: WCCF Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.