Produção de 5nm da TSMC já está completamente reservada

Empresa deve começar com nova litografia em abril

A TSMC deverá fazer a transição para sua tecnologia de 5nm e iniciar a produção em massa dos chips de nova geração em abril, segundo informações do DigiTimes. O calendário da TSMC foi divulgado por "fontes internas da indústria" que permaneceram anônimas. Ainda segundo esse vazamento, a capacidade de produção do processo de 5 nm da fabricante já está totalmente reservada pelos seus clientes.

Um dos clientes da empresa que já deve ter reservado sua cota para receber os novos chips é a Apple, marca que permaneceu por anos como a principal compradora da TSMC. Apesar da Apple já ter encomendado sua parte, parece que a AMD deve se tornar a cliente número um da TSMC para CPUs e GPUs fabricadas em 7nm em 2020. A estimativa é que seu portfólio crescente de produtos fabricados com essa litografia resultem na empresa ultrapassando a atual principal consumidora da TSMC, ninguém menos que a Apple.

De acordo com relatórios, a TSMC deverá investir cerca de US$ 2,5 bilhões para produção dos 5nm neste ano, de acordo com fontes. 

A produção dos 5nm está um pouco atrasada, segundo previsões. O processo de 7 nm da TSMC entrou em produção no primeiro semestre de 2018, então era esperado que a fabricante começasse a produzir a próxima geração ainda em 2019. Os 5nm devem oferecer uma melhoria de densidade de 1,84x dos chips.

De qualquer forma, parece que a TSMC mantém a liderança em produção de componentes desde a litografia de 10 nm (de 2016), já que a gigante Intel conta com vários atrasos em tecnologia. Os 10nm da Intel são aproximadamente equivalentes aos 7nm da TSMC em termos de densidade do transistor, por exemplo.

Via: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.