Créditos: Sony

Especificações do PlayStation 5 finalmente teriam vazado [Rumor]

Site revela suposto desempenho da GPU, quantidade de RAM e mais
Por Carlos Felipe Estrella 09/03/2020 16:56 | atualizado 09/03/2020 17:30 Comentários Reportar erro

As especificações finais do PlayStation 5 parecem ter finalmente vazado, ou ao menos é isso que indica o site BGR. Segundo a publicação, um vazamento publicado recentemente no 4Chan pode ser a previsão mais realista que tivemos até agora do hardware que a Sony colocará dentro do seu console de próxima geração.

A estrela do show deverá ser uma placa de vídeo customizada da AMD feita com base na arquitetura RDNA 2. Ela deverá rodar a 1700MHz e trazer 60 Unidades de Computação, com um poder de processamento estimado em impressionantes 13,3TFLOPs. Para comparar, a GPU presente no Xbox Series X terá 12TFLOPs, segundo a própria Microsoft.

Já o processador do PS5 viria com oito núcleos baseados na arquitetura Zen 2 da AMD rodando a 3.4GHz. Segundo os rumores, a Sony estaria trabalhando para permitir que o processador rode a até 3,7GHz em modo boost. Isso fica bem próximo do que o seu principal concorrente vai oferece: oito núcleos Zen 2 a 3.6GHz.

Fonte: Let's Go Digital

Em termos de memória, o console de nova geração da Sony deverá vir com 16GB GDDR6, que seria compartilhada entre o sistema e a placa de vídeo. Além disso, seriam incluídos 4GB DDR4 para uso exclusivo do sistema. Já o Xbox Series X terá 16GB GDDR6 de memória compartilhada, sendo que 13GB terão acesso garantido para os desenvolvedores.

- Continua após a publicidade -

Ainda de acordo com a publicação, o SSD do PlayStation 5 teria 1TB de capacidade e 5,5GB/s de largura de banda. No lado verde da força, a Microsoft só falou que seu console vai trazer um SSD NVMe, sem entrar em detalhes sobre o seu desempenho.

O PS5 deverá vir com núcleos dedicados para Ray Tracing e para Áudio 3D em sua APU. De maneira mais remota, especula-se que o console vai ter retrocompatibilidade total com todos os jogos digitais lançados para consoles e portáteis da linha PlayStation desde o dia um após o lançamento. Isso garantiria acesso histórico a milhares de títulos.

Para completar as especulações, o post fala que o controle DualShock 5 virá com gatilhos compatíveis com feedback tátil, monitor de batimentos cardíacos e microfone incorporado. Vale lembrar que todas essas informações são baseadas em rumores, então elas podem estar incorretas ou desatualizadas.

Especificações | Sony PlayStation 5 (Rumor)
GPU:
AMD RDNA2 com 60 CUs @ 1.7GHz | 13,3TFLOPs
CPU: AMD Zen 2 octa-core @ 3.4GHz (possível boost a 3.7GHz)
RAM: 16GB GDDR6 + 4GB DDR4
SSD: 1TB com 5,5GB/s de largura de banda
Núcleos dedicados para RT e 3D Áudio
Biblioteca com milhares de títulos de retrocompatibilidade no Dia 1
DualShock 5 com feedback tátil, monitor de batimentos e microfone
Assistente PlayStation AI para criar parties e outros comandos de voz

Especificações | Microsoft Xbox Series X
GPU:
AMD RDNA 2 | 12TFLOPS
CPU: AMD Zen 2 octa-core @ 3.6GHz
Memória: 16GB GDDR6 (13 garantidos para os desenvolvedores)
SSD: Drive de Estado Sólido NVMe
Saída de vídeo: [email protected] ou [email protected]
Disco Óptico: Blu-Ray 4K
Portas: 3x USB-A, HDMI CFexpress 2.1

Via: BGR
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.