Créditos: Microsoft

Xbox Series X virá com tecnologia de áudio ray tracing

Tecnologia permitirá mais precisão na execução de sons em jogos
Por Neri Neto 09/03/2020 07:50 | atualizado 09/03/2020 17:41 Comentários Reportar erro

A Microsoft anunciou que seu console da próxima geração virá com tecnologia de áudio ray tracing com uma unidade de processamento exclusiva para a reprodução de áudios. Segundo a Microsoft, o ray tracing em áudio é uma nova maneira de simular sons bidirecionais e mais precisos. A ideia é que o console consiga fazer ajustes de ecos, acústica e tons de maneria mais reativa e de acordo com o que o personagem está fazendo no jogo, tudo isso automaticamente.

Mais especificamente, o áudio 3D no próximo videogame da Microsoft utilizará a localização do jogador para ajustar todas as características do som reproduzido, um tiro em uma caverna será processador de maneira diferente de um a céu aberto. O vídeo abaixo é uma demonstração de como isso funciona na prática.

A Nvidia, em nota compartilhada ainda em 2017, diz acreditar que este tipo de tecnologia pode ajudar a melhorar a imersão em jogos, com a voz do personagem passando mais informação do local em que está. Já a AMD comenta ter desenvolvido a tecnologia pensando na sua fácil implementação em games pelos desenvolvedores, sem que seja difícil utilizá-la para outros consoles.

Veja novas imagens incrivelmente
realistas do Microsoft Flight Simulator

Entre os estúdios empolgados com a novidade podemos citar a Ninja Theory, que estão trabalhando em Hellblade: Senua's Saga.

- Continua após a publicidade -

A Ninja Theory, em particular, está entusiasmada com o chip. Isso é adequado, considerando os incríveis efeitos sonoros e a pontuação da franquia Senua. Daniele Galante, designer de som do estúdio, comenta que isso é extramente empolgante, com um chip dedicado para cuidar do processamento do som não será necessário lugar com os programadores e artistas por mais memória para executar áudios de qualidade.

Via: Tweaktown Fonte: Xbox
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

    O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Adrenaline. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.