Créditos: Microsoft

Ray Tracing será fácil de portar para PlayStation 5 e Xbox Series X

Desenvolvedores de games multi-plataformas não terão dificuldades com recurso next-gen

Os desenvolvedores de jogos multi-plataformas da próxima geração não enfrentarão muitas dificuldades na hora de portar o recurso de Ray Tracing em Tempo Real do PlayStation 5 para o Xbox Series X e vice-versa. A informação vem do próprio vice-presidente de engenharia da AMD, David Wang, que falou sobre o assunto numa apresentação recente da empresa.

Segundo ele, os estúdios não precisarão fazer otimizações de hardware específicas para um console ou para outro quando de trata de Ray Tracing. Ou seja, todos os esforços de programação para a funcionalidade numa plataforma serão facilmente traduzidas para a outra.

De acordo com o site Tweak Town, os consoles de próxima geração foram construídos desde a sua base para facilitar o trabalho dos desenvolvedores. Como parte dessa estratégia, estão sendo fornecidas ferramentas de desenvolvimento flexíveis, assim como APIs e softwares baseados em SO para deixar o trabalho dos desenvolvedores mais eficientes.

Fonte: Tweak Town

"Nós desenvolvemos um novo recurso de ray tracing acelerado por hardware como parte [da arquitetura] RDNA 2. Essa é uma arquitetura que é usada em comum nos consoles de próxima geração. Com isso, você altamente simplifica o desenvolvimento de conteúdo. Os desenvolvedores podem desenvolver para uma plataforma e facilmente portar [o seu trabalho] para a outra".
David Wang, vice-presidente de engenharia da AMD

- Continua após a publicidade -

Ainda assim, os estúdios first-party da Microsoft deverão se beneficiar ainda mais da nova tecnologia unificada de Ray Tracing da AMD. Isso porque a API do SDK do Xbox já possui as ferramentas para permitir que os desenvolvedores criem uma única versão de um jogo e permita que ela seja adaptada para diferentes plataformas. Isso inclui os consoles da linha Xbox, PCs com Windows 10, Xbox Game Pass e até dispositivos móveis.

Isso vai ser especialmente importante para os primeiros meses da geração, quando uma série de diferentes consoles da marca vão coexistir no mercado. Os desenvolvedores precisarão otimizar os games para Xbox One S, Xbox One X, Xbox Series X e possivelmente para a máquina Lockhart de nova geração e baixo custo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tweak Town
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.