Exportação de games no Brasil cresce 270% em quatro anos

De acordo com a Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software (Softex), as exportações de jogos eletrônicos feitos no Brasil cresceram 270% nos últimos quatro anos. Esse crescimento foi revelado na SBGames 2010 por Tarqüínio Teles, presidente da Hoplon Infotainment, produtora catarinense do MMO "Taikodom: Living Universe".



Dados da Softex mostram que, de 2005 a 2009, o volume de games brasileiros vendidos para outros países saiu da casa dos US$ 700 mil para US$ 2,75 milhões anuais. Tal resultado foi obtido devido a um modelo de exportação embasado nos modelos norte-americano e europeu de negócio que visa, sobretudo, a atingir o mÁximo de público possível.

"É preciso, primeiramente, querer exportar o seu game à maior audiência possível. E também adquirir experiência de países líderes desse mercado, com troca de conhecimento entre os membros da indústria e a aquisição do conhecimento nas academias", disse Teles.  

"A consolidação do SBGames e a presença de uma delegação de profissionais de companhias francesas em Florianópolis é a prova de que conseguimos chamar a atenção do mercado mundial", complementou.


Entraves brasileiros

Embora os números sejam notórios, Tarqüínio frisou que ainda hÁ muito o que fazer na indústria nacional, e que o apoio deve vir principalmente do governo federal através do capital de risco. O produtor indaga que, na situação atual, o próprio governo parece barrar um crescimento ainda mais forte. "Nos investimentos, parece próprio governo compete comigo quando não corre riscos no capital inicial de investimento", desabafou.


E ainda comparou a situação brasileira com o que ocorre com as produtoras iniciantes no vale do Silício, conglomerado industrial norte-americano famoso por concentrar fabricantes do mais alto escalão da indústria. "LÁ, os investidores têm consultores de gastos que fazem rodízio com as empresas. Elas passam pelas mãos de vÁrios investidores bem intencionados e, quando atingem sucesso considerÁvel, outro investidor assume o ‘controle' e continua a busca pelo crescimento contínuo", completou o presidente da Hoplon.

Os eventos da SBGames 2010 acontecem até hoje (10), em Florianópolis, Santa Catarina.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.