Créditos: Geneng News

Jogo de PC está sendo usado na busca pela cura do novo coronavírus

O game Foldit recebeu um puzzle inspirado no COVID-19 que pode ajudar a encontrar vacina para doença

Enquanto uma série de eventos de games e tecnologia estão sendo cancelados por causa do novo coronavírus, um jogo de computador pode auxiliar na busca da vacina contra o COVID-19. A universidade de Washington lançou um novo puzzle para o game Foldit que permite aos jogadores desenvolver proteínas para combater o vírus.

Lançado originalmente em 2008, Foldit é um game experimental de puzzle inspirado no processo de enrolamento de proteínas. O jogo utiliza um modelo 3D e permite que os jogadores realizem dobras para criar uma solução funcional, que já rendeu resultados positivos para a ciência no passado.


Puzzle de Foldit inspirado no coronavírus

A versão mais recente do game trouxe um quebra-cabeça inspirado no coronavírus: Como uma proteína é utilizada pelo COVID-19 para infectar células humanas, o objetivo dos jogadores é encontrar uma solução capaz de combater o "ferrão" do vírus.

Um estudo realizado pela universidade já apontou que utilizar um jogo online para decifrar códigos genéticos pode ser tão eficaz ou até melhor que usar um computador. Segundo a instituição, Foldit já possui mais de 200 mil usuários registrados, mas a iniciativa contra o coronavírus deve fazer o número aumentar consideravelmente.

- Continua após a publicidade -

Logo após a atualização que trouxe o puzzle do COVID-19, os servidores do game sofreram com superlotação de jogadores. O Twitter oficial de Foldit até disse que a equipe já está trabalhando para conseguir comportar novos usuários em breve. "Estamos analisando e deve voltar em breve", explica a equipe do jogo. "Tente novamente dentro de algumas horas, e espalhe a notícia enquanto isso".

Jogo digital, testes reais

Apesar de novos jogadores não conseguirem ingressar em Foldit, os usuários já cadastrados estão bastante engajados para encontrar o antiviral para lutar contra o COVID-19. A página oficial do quebra-cabeça inclui os rankings com os usuários e grupos que mais pontuaram ao definir o formato de uma proteína que pode bater o coronavírus. 

Segundo a Universidade de Washington, os resultados do game que forem mais promissores serão levados aos laboratórios e testados pelo Institute for Protein Design. Os desenvolvedores do game ressaltam, porém, que o processo pode demorar. "Como todas as pesquisas que fazemos, os testes de laboratório levam tempo para verificar se essas moléculas são seguras e eficazes contra o coronavírus", explica um dos responsáveis pelo projeto.

Enquanto não é possível jogar Foldit online e ajudar no combate contra o coronavírus até que os servidores do jogo se estabilizem, os curiosos podem baixar o game e jogá-lo offline. O donwload está disponível gratuitamente para Windows, Mac e Linux por meio desta página, que também inclui links de tutoriais para ajudar os jogadores de primeira viagem.

Via: Eurogamer Fonte: Foldit
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.