Créditos: Kojima Productions/Steam

Death Stranding de PC utilizará o polêmico Denuvo Anti-Tamper para combater a pirataria

Tecnologia que é criticada por causar problemas de desempenho também estará presente em Resident Evil 3 Remake no lançamento

A distribuidora 505 Games revelou hoje mais detalhes sobre a versão de PC de Death Stranding e o DSOGaming ressaltou um detalhe do game presente em sua página na Steam: o título utilizará a tecnologia Denuvo Anti-Tamper para combater a pirataria. A informação aparece listada entre as características do jogo na loja da Valve, que apontam a utilização de uma tecnologia de DRM de terceiros.

A adoção do Denuvo é uma prática bastante comum entre grandes empresas do mundo dos games, mas também gera polêmicas. A tecnologia funciona como uma camada extra de segurança contra crackers para garantir ao jogo uma janela de lançamento livre de pirataria. 

O problema é que existem relatos de que o uso do Denuvo acaba atrapalhando a performance dos jogos. Além de alguns benchmarks apontarem problemas de desempenho causados pela tecnologia, o fato da solução ser violada dentro de poucas semanas, em alguns casos, acabou criando um senso de que o uso do anti-tamper é um "fardo" que acaba atrapalhando os jogadores que pagaram pelo game.

Resident Evil 3 Remake também terá Denuvo

Vale lembrar que, além de Death Stranding, outros grandes títulos que chegarem ao PC em 2020 também devem adotar a novidade. Um dos próximos lançamentos já confirmados com o anti-tamper é Resident Evil 3 Remake, que chega ao mercado em um mês.

A Capcom é uma das companhias que mais tem utilizado a tecnologia em seus lançamentos no PC, mas também tem se mostrado cautelosa com a solução. Em dezembro do ano passado, a empresa removeu o Denuvo de Resident Evil 2 Remake, o que teria diminuído as telas de carregamento no título e melhorado a contagem de frames por segundo em certos sistemas. 

Já em fevereiro deste ano, a empresa retirou a tecnologia dos códigos de Devil May Cry 5, que até teve um instalador vazado para remover o Denuvo de maneira não oficial. Segundo testes realizados com o game de caçar demônios, a versão do jogo sem o sistema antipirataria roda até 25% melhor em alguns sistemas.

- Continua após a publicidade -

Enquanto Resident Evil 3 chega ao PC e consoles no dia 3 de abril, Death Stranding será disponibilizado nos computadores em 2 de junho. A versão de PS4 do jogo da Kojima Productions já está disponível e você pode conferir nossa análise aqui.

Via: DSOGaming, Death Stranding (Steam)
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.