Créditos: AMD

Parceiras da AMD continuam enviando Radeon RX 5600 XT com BIOS antiga

Mudança de último minuto que melhora performance da placa não foi implementada a tempo
Por João Gabriel Nogueira 02/03/2020 12:31 | atualizado 02/03/2020 15:47 Comentários Reportar erro

A AMD tomou a curiosa decisão de atualizar a BIOS de sua RX 5600 XT de "última hora" dando um incremento considerável na performance do modelo. Mas parece que a escolha foi tão "em cima" que não deu tempo de trocar os modelos sendo enviado por suas parceiras AIB e reports do Guru 3D afirmam que as placas terceirizadas que encontramos atualmente nas lojas ainda estão todas com o modelo anterior da BIOS.

Um possível motivo para isso, segundo especulação, é o coronavírus, pra variar. Como sabemos, a China é o epicentro do vírus e o país mais afetado atualmente pela epidemia. Isso fez com que muitas de suas manufaturas e sistema de exportação parassem, o que afetou diretamente a indústria da tecnologia - afinal é difícil encontrar um produto que não tenha ao menos um componente fabricado lá, ou que não seja inteiramente produzido no país, como muitas das placas de vídeo de AIBs.

Claro que esse é um problema completamente contornável através de um update manual da BIOS e que não vai ser difícil para quem gosta de mexer em hardware e componentes de performance. Para o pessoal mais leigo vai ser necessária a busca por alguns tutoriais, mas nossos testes por aqui mostraram que vale a pena fazer a atualização. O ganho na performance é suficiente até pra placa canibalizar o modelo um pouco melhor da AMD, a RX 5700. Como consta em nosso artigo testando a nova BIOS da RX 5600 XT:

"Esse incremento na performance mudou o cenário dessa placa. Originalmente ela chegou para fazer frente a GTX 1660 Ti, e era o que fazia: pelo mesmo preço, se sai melhor em diversos testes. Após o update da BIOS, porém, ela saltou para fazer frente ao próximo patamar de performance da Nvidia, a GeForce RTX 2060!"

"Esse incremento na performance mudou o cenário dessa placa. Originalmente ela chegou para fazer frente a GTX 1660 Ti, e era o que fazia: pelo mesmo preço, se sai melhor em diversos testes. Após o update da BIOS, porém, ela saltou para fazer frente ao próximo patamar de performance da Nvidia, a GeForce RTX 2060!"

Aparentemente ainda vai um tempo antes de termos modelos da RX 5600 XT nas lojas com a BIOS já atualizada. Até lá, nós ajudamos vocês no update manual também, com nosso rápido vídeo de tutorial:

- Continua após a publicidade -

Fonte: Guru3D
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.