SK Hynix desmente rumores que RX 5950 XT teria 24 GB HBM2e de VRAM

Suposto vazamento apontava que nova placa da AMD seria uma ameaça à Nvidia

[Contextualização] No domingo (23), o usuário do Twitter CyberPunkCat (@CyberCatPunk) compartilhou uma imagem que, segundo ele, foi enviada por um dos seus contatos internos da fabricante de memórias e semicondutores sul-coreana SK Hynix, mostrando especificações do que possivelmente seria uma placa de vídeo não-lançada da AMD. De acordo com esse vazamento, a RX 5950 XT teria 24 GB HBM2e de VRAMLeia a matéria aqui.

Depois desse vazamento, boatos surgiram alegando que a próxima placa de AMD seria uma "assassina da Nvidia" já que ela, supostamente, contaria com especificações fora da curva. Mas hoje a fabricante de memórias SK Hynix fez um pronunciamento alegando que o vazamento é falso, portanto as informações divulgadas são incorretas.

O "vazamento" inicial publicado no Twitter teria vindo de uma fonte interna da SK Hynix e a empresa se pronunciou dizendo que são “notícias falsas”. Leia abaixo um trecho da declaração da companhia:

"[...]a mídia tem relatado informações sobre as memórias da SK Hynix, HBM2E e sobre a GPU de próxima geração da AMD com base nas publicações de um usuário do Twitter chamado CyberPunkCat. Essas alegações são de fato incorretas".

- Continua após a publicidade -

A imagem originalmente "vazada" mostrou uma foto da tela do PC de um funcionário da SK Hynix, com detalhes da próxima GPU AMD. A empresa ainda afirmou: “Após uma investigação completa, concluímos que a captura de tela do documento supostamente interno é falsa". "Vazamentos como esse são fáceis de fabricar (e parece que também são facilmente dissipados). [...] as especificações da nossa HBM2E mostradas no documento estão incorretas."

A imagem divulgada pelo usuário no Twitter também possui um texto em coreano que se traduz como uma felicitação de ano novo. A SK Hynix também comentou sobre isso e disse que "o texto não tem nada a ver com placas gráficas" e que ele faz parte de um comunicado de imprensa aleatório de sua redação na Coreia do Sul.

De acordo com o rumor de domingo (que recentemente foi desmentido), a AMD RX 5950 XT viria com 5.120 núcleos, 80 CUs e 24 GB de memória HBM2e.

Fonte: TechRadar
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.