Créditos: FonTech | PNG Image

AMD aumenta participação em mercado de GPUs no Q4/2019, mas Nvidia tem 73% do total

Esse foi o terceiro trimestre consecutivo que o setor de GPUs apresentou aumento de remessas
Por Saori Almeida 27/02/2020 15:01 | atualizado 27/02/2020 15:01 Comentários Reportar erro

O relatório de embarques de GPUs no quarto trimestre de 2019 foi divulgado, com a AMD apresentando um aumento na sua participação de mercado e a Nvidia, na contramão, diminuindo suas remessas. No geral, o setor mostrou um aumento sequencial de 3,4% com relação ao trimestre passado, mas houve uma queda ano-a-ano.

Numericamente, as remessas globais de GPUs da AMD aumentaram 22,6% quando comparadas ao último trimestre. O total absoluto da Intel também aumentou 0,2%, enquanto a Nvidia viu uma queda de 1,9% trimestre-a-trimestre.

Sobre participação de mercado, a AMD teve um aumento de 3% - ela alcançou os 27% , que eram 24% no último trimestre e 26% no Q4 de 2018.

Em contrapartida, a Intel e a Nvidia viram sua fatia geral diminuir 2% e 0,97%, respectivamente. No entanto, a Nvidia continua liderando o mercado de GPUs mundial com 73% de participação.

- Continua após a publicidade -

Em uma visão geral,  foram 93 milhões de unidades enviadas no quarto trimestre do ano passado - um milhão de GPUs a menos que no quarto trimestre de 2018, representando uma queda ano-a-ano. Porém, esse é o terceiro trimestre consecutivo que o mercado de GPUs mostra aumento nas remessas de forma incremental.

As GPUs dedicadas estavam em 31,9% dos PCs espalhados pelo mundo, e isso representa uma queda de 0,19% em comparação ao trimestre passado. Mas, em paralelo, a porcentagem de uso de GPUs em PCs (tanto integradas quando dedicadas) ficou em 130% - um aumento de 1,8% trimestre-a-trimestre. Além disso, as AIBs (Desktop graphics add-in boards) que usam GPUs discretas aumentaram 12,17%.

Jon Peddie, presidente da JPR (John Peddie Research), ainda comenta que o primeiro trimestre de 2020 pode apresentar uma queda fora do normal para o mercado de GPUs. 

"O primeiro trimestre, que normalmente tem uma queda estável, pode cair de forma incomum por causa das interrupções na cadeia de suprimentos da China devido à epidemia de Coronavírus." - John Peddie. 

- Continua após a publicidade -

Além disso, ele menciona que o mercado pode sentir grandes mudanças com a entrada da Intel no setor de GPUs dedicadas e também de uma "possível quarta companhia".

Via: guru3d
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.