Créditos: Xbox

Xbox Series X terá como grande diferencial integração de hardware e software

Microsoft afirma que o poder do próximo console será intensificado com melhorias do sistema

A Microsoft anunciou que o Xbox Series X terá sistema otimizado especificamente para o seu hardware. A gigante de softwares reconhece a importância que o sistema operacional tem na melhoria da performance e no desempenho. Devido a isso, os executivos afirmaram durante um podcast, que o console de próxima geração da empresa terá desenvolvimento de ponta para melhores cenários.

Algumas das especificações do Xbox Series X já foram reveladas. Já é esperado que o console tenha um alto poder de processamento, oferecendo grande qualidade nos gráficos dos games. Para melhorar ainda mais, a Microsoft anunciou que está dando atenção especial para o software. Isso quer dizer que eles terá muitas ferramentas de desenvolvimento SDK, que serão altamente otimizadas.

"Teraflops são fáceis de avaliar o poder da GPU. Mas, na realidade, vemos o poder de maneira muito mais abrangente do que apenas os TFLOPs. Colocamos muitas inovações no Xbox Series X e a verdadeira mágica será a integração entre hardware e software para não apenas usar os recursos brutos da caixa, mas também da maneira mais eficiente possível para tornar seus jogos ainda melhores." - Jason Ronald, diretor parceiro de gerenciamento de programas do Xbox.

"Teraflops são fáceis de avaliar o poder da GPU. Mas, na realidade, vemos o poder de maneira muito mais abrangente do que apenas os TFLOPs. Colocamos muitas inovações no Xbox Series X e a verdadeira mágica será a integração entre hardware e software para não apenas usar os recursos brutos da caixa, mas também da maneira mais eficiente possível para tornar seus jogos ainda melhores." - Jason Ronald, diretor parceiro de gerenciamento de programas do Xbox.

O principal diferencial do Xbox será a integração de um equipamento potente, com o software pensado para extrair o melhor dele. Essa combinação pode fazer com que o console se sobressaia muito em relação aos concorrentes. Já vemos essa associação em produtos da Apple, por exemplo. A empresa da maçã possui o seu próprio sistema operacional, pensado para o seus dispositivos. O resultado são otimizações importantes, que afetam diretamente no desempenho. 

Jason Ronald também falou sobre como os desenvolvedores podem tirar proveito da tecnologia desenvolvida. "Há muitos novos recursos no Xbox Series X que os desenvolvedores nunca foram capazes de usar antes". Indicando que os games vão poder aplicar ainda mais recursos.

Alguns dos novos recursos mencionados vão um pouco além dos conhecidos. Ronald fala que o Xbox Series X vai contar com Ray Tracing acelerado do Direct X. Isso significa que será possível adicionar novas dimensões visuais ao game. Algumas delas são efeitos visuais de iluminação, que podem dar mais realidade aos cenários. Os efeitos climáticos também vão poder ser feitos com mais realismo. Para complementar, também será possível adicionar áudio espacial.

O Variable Rate Shading (VRS) será combinado com as taxas de atualização variáveis. Assim, a saída de vídeo do console será sincronizada com a taxa de atualização do monitor. O modo automático de baixa latência também foi melhorado, fazendo com que o ajuste seja feito automaticamente, oferecendo ao usuário a menor taxa de atraso possível, em até 120 fps.

Os desenvolvedores terão bastante liberdade para usufruir das inovações que a Microsoft está trazendo. Segundo Ronald, o SDK estará disponível para que os recursos possam ser utilizados. O ecossistema promete ser bastante flexível. Será possível criar um jogo e lançá-lo automaticamente para Xbox, PCs Windows 10 e até dispositivos mobile. Também será possível atualizar um jogo já existente para a nova plataforma.

A Microsoft promete que o ecossistema do Xbox Series X será bastante flexível

A Microsoft já confirmou que os games que rodam no Xbox One, também terão suporte no Xbox Series X. A empresa afirmou que será utilizado um modo de impulso automático embutido no novo console. Isso vai permitir que o desempenho do game seja melhor na nova geração, comparada com a antiga, mesmo que o jogo não seja feito nativamente para a próxima geração.

Apesar da Microsoft já disponibilizar esse modo, ela também está permitindo que os desenvolvedores possam usar as novidades da forma como acharem melhor. Caso tenha interesse de tornar o game ainda mais atrativo, será possível fazer uma atualização com patches de aprimoramento. 

Via: Tweak Town
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.