Créditos: Microsoft

Microsoft revela algumas das especificações oficiais do Xbox Series X, confira!

12 teraflops, ray tracing via hardware, suporte a 120 FPS e retrocompatibilidade com todas as gerações foram algumas das novidades confirmadas pela empresa

O fim desse ano será especial, visto a chegada dos consoles de nova geração por parte de Microsoft e Sony, e muitos estão ansiosos para que as empresas revelem maiores detalhes sobre o Xbox Series X e Playstation 5.

Hoje (24), a Microsoft fez a alegria de seus fãs, publicando em seu blog oficial da marca Xbox (Xbox Wire) algumas das diversas novidades que o Xbox Series X trará ao consumidor em seu lançamento, com muitas das especificações sendo apenas confirmações de rumores publicados no passado.

CPU e GPU personalizadas da AMD serão as responsáveis por equipar o Xbox Series X

Começando pelo hardware do videogame, a Microsoft confirmou que o Xbox Series X será equipado com um processador baseado em Zen 2 e chip gráfico da microarquitetura RDNA 2, ambas da AMD, fabricadas em 7 nm e desenvolvidos exclusivamente para o console, dando ao console um poder de processamento gráfico de 12 TFLOPs (Teraflops).

Segundo a empresa, isso fará com que o Xbox Series X seja duas vezes mais potente que o Xbox One X (6 TFLOPs) e até oito vezes em comparação ao Xbox One "original" (1.3 TFLOPs), colocando o futuro console em um nível de performance semelhante as atuais placas de vídeo do segmento intermediário-alto.

Além disso, foi confirmado a implementação do Variable Rate Shading (VRS), tecnologia desenvolvida pela Microsoft que otimizará o processamento gráfico para garantir uma taxa de FPS mais estável, e o suporte ao ray tracing acelerado via hardware através do DirectX, trazendo sombras e reflexos mais realistas.

Xbox Series X trará suporte a altas taxas de FPS e carregamento rápido dos games

Como informado em sua revelação, o Xbox Series X chegará ao mercado equipado com um "SSD de próxima geração", que apesar de ser não ser dito, deverá ser do tipo NVMe.

Isso permitirá, por exemplo, uma alternância quase instantânea entre dois games, o que a Microsoft chama de "Quick Resume". Esse recurso fará com que o jogo que estiver em segundo plano seja colocado em modo de suspensão, e assim que você retornar para ele, será carregado no ponto que você parou, sem precisar carregar ele novamente por completo.

Para quem gosta de jogos competitivos, a Microsoft também está implementando o Dynamic Latency Input (DLI), assim criando um protocolo de comunicação sem fio proprietário de alta largura de banda entre o console e o controle do Xbox e otimizando a latência dos comandos dados pelo jogador.

Também foi confirmado que o futuro console terá suporte a resolução 8K e uma taxa de quadros de 120 FPS via HDMI 2.1, além da possibilidade da utilização do Auto Low Latency Mode (ALLM) e Variable Refresh Rate (VRR). Isso será possível graças a uma parceria da empresa com a HDMI Forum e as fabricantes de televisões. 

Um console, quatro gerações: Xbox Series trará retrocompatibilidade com todas as gerações Xbox

Falando agora de jogos, o console next-gen da Microsoft chegará ao mercado possuindo retrocompatibilidade com todos os consoles já lançados pela empresa no passado, englobando o primeiro Xbox, Xbox 360 e Xbox One.

Outra "feature" também revelada é a chamada Smart Delivery, que permitirá ao jogador de jogar seus games adquiridos no Xbox One no Xbox Series X, e vice-versa, precisando comprar o jogo apenas uma vez para aproveitar ele em sua plataforma de preferência.

Entre os jogos que possuirão esse recurso, a Microsot confirmou que todos os títulos lançados pelo Xbox Game Studios, como Halo Infinite e Hellblade II: Senua's Saga, serão compatíveis com o Smart Delivery e que também estarão disponíveis no Xbox Game Pass em seus respectivos lançamentos.

Xbox Series X tem data de lançamento previsto para o final de 2020, ainda sem preço oficial definido pela Microsoft.

Via: The Verge Fonte: Xbox Wire
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.