Créditos: PCI-SIG

Especificação PCI Express 6.0 já está na versão 0.5 e pode ser finalizada em 2021

Nova especificação promete largura de banda de 64 GT/s, contra 32GT/s do PCIe 5.0
Por Fabio Rosolen 24/02/2020 08:38 | atualizado 24/02/2020 09:02 Comentários Reportar erro

O PCI-SIG lançou a versão 0.5 da especificação PCI Express 6.0 para seus membros. A nova versão da especificação inclui o feedback que o grupo obteve de seus membros após a publicação da versão 0.3 em outubro passado. Com a atualização mais recente, o PCI-SIG continua confiante de que está no caminho certo para finalizar a especificação PCIe 6.0 em 2021.

O PCI-SIG levou sete anos para finalizar a especificação PCIe 4.0 e o grupo não quer que isso se repita com as novas versões. Com o PCIe 6.0, o PCI-SIG está mantendo um ritmo rápido de desenvolvimento, lançando a primeira versão do rascunho menos de um ano após o anúncio formal da especificação.

No geral, o PCI-SIG tem cinco passos fundamentais na criação de uma especificação PCIe:

- A versão 0.3 é considerada como um Conceito e descreve os principais recursos e a arquitetura da tecnologia. A nova especificação promete largura de banda de 64 GT/s, contra 32GT/s do PCIe 5.0.

- A versão 0.5 é considerada como Primeiro Rascunho da especificação e por isso abrange todos os aspectos-chave da arquitetura. Esta versão inclui feedback das partes interessadas (dentro do PCI-SIG) para a versão 0.3. Os membros do grupo poderão adicionar novas funcionalidades à tecnologia neste momento.

Especificação PCI Express 6.0 já está versão 0.5 e pode ser finalizada em 2021

- Continua após a publicidade -

- A versão 0.7 é considerada como o Rascunho Completo, tudo tem que ser definido em todos os níveis e as especificações elétricas devem ter sido validadas através de chips de teste. Nenhum novo recurso pode ser adicionado após o lançamento desta iteração da especificação.

- A versão 0.9 é o Rascunho Final que visa permitir que os membros do PCI-SIG revisem a tecnologia para sua propriedade intelectual.

- A versão 1.0 é a Versão Final da especificação.

Especificação PCI Express 6.0 já está versão 0.5 e pode ser finalizada em 2021

A publicação da versão 0.5 da especificação PCIe 6.0 é essencialmente a chamada final para implementação de novos recursos pelas empresas membros do PCI-SIG. Além disso, com o primeiro rascunho disponível, as empresas podem começar a projetar chips de teste para garantir que tudo funcione e até mesmo iniciar os trabalhos preliminares em chips comerciais.

O próximo marco para a especificação PCIe 6.0 será a PCI-SIG Developers Conference 2020 no início de junho, onde o grupo planeja apresentar detalhadamente as características da tecnologia.

Fonte: AnandTech
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.