Créditos: Cloud Imperium Games

Crytek encerra processo contra criadores de Star Citizen por suposto uso indevido da CryEngine

O processo começou e terminou antes do lançamento de Squadron 42, o conteúdo que gerou a ação legal

A Crytek encerrou um longo processo contra a Cloud Imperium Games e a Roberts Space Industries, desenvolvedoras do jogo Star Citizen. As empresas entraram em um acordo e colocaram fim na ação legal iniciada em 2017, após a companhia por trás de Crysis acusar as desenvolvedoras de violarem regras de uso do seu motor gráfico, a CryEngine, com o jogo online e seu modo single-player standalone, chamado Squadron 42. Curiosamente, ambos os projetos ainda não foram lançados e continuam em fase de desenvolvimento.

A Crytek iniciou a briga contra as produtoras de Star Citizen após ter supostamente encontrado indícios de que o jogo e o novo modo Squadron 42 estavam utilizando tecnologias da CryEngine sem dar os devidos créditos ao motor gráfico. O jogo começou a ser desenvolvido na engine em 2011, mas acabou sendo migrado para a Amazon Lumberyard em 2016.

Um detalhe importante nessa história é que a Amazon Lumberyard é baseada na CryEngine, o que pode ter complicado ainda mais a polêmica. De qualquer forma, as empresas parecem ter se acertado: em um documento vazado no Reddit, as companhias anunciaram o acordo e notificaram a corte em que o caso está sendo julgado, solicitando um período de 30 dias para finalizar de vez a briga. 

A Crytek teria desistido do processo por causa da demora de Squadron 42

Os detalhes do acordo entre as empresas não foram revelados, mas a Crytek já havia dado indícios de que queria encerrar a batalha judicial em janeiro deste ano. De acordo com vazamentos sobre o caso que apareceram no mês passado, a dona da CryEngine queria desistir do processo por causa da demora no lançamento de Squadron 42, que não chegaria ao mercado antes do julgamento. Atualmente, Star Citizen pode ser jogado, mas ainda está em fase alpha.

Com isso em mente, quem sabe a Crytek volte a incomodar a Cloud Imperium Games e a Roberts Space Industries judicialmente no futuro, mas isso deve demorar para acontecer. Afinal, ainda não temos uma data de lançamento para a versão completa de Star Citizen e Squadron 42, que já arrecadaram um total de US$ 250 milhões durante seu desenvolvimento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PC Gamer
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.