Western Digital anuncia tecnologia BiCS5 3D NAND

Produção é esperada para o segundo semestre de 2020

A Western Digital anunciou que desenvolveu com sucesso a quinta geração da tecnologia 3D NAND chamada BiCS5. Com o novo produto, a empresa diz que agora conta com tecnologias de memória flash mais avançadas do setor. A BiCS5 é construída com memórias de células de três e quatro níveis (TLC e QLC) oferecendo capacidade e desempenho, e deve chegar ao mercado com preço competitivo. A nova tecnologia de memória foi desenvolvida em parceria com a Kioxia Corporation. Ela será produzida em instalações conjuntas de fabricação em Yokkaichi e Kitakami, cidades no Japão.

A nova tecnologia de memória serve para ser usada em dados associados a carros conectados, dispositivos móveis e inteligência artificial (AI). A Western Digital começou a produção inicial da BiCS5 TLC em um chip de 512 gigabit (Gb) até iniciar a distribuição de unidades de consumo com a nova tecnologia. O desenvolvimento de BiCS5 em volumes comerciais significativos é esperada para o segundo semestre de 2020. A BiCS5 TLC e a BiCS5 QLC estarão disponíveis em uma gama de capacidades, incluindo 1.33 terabit (Tb).

Atualmente, a BiCS5 é a tecnologia 3D NAND mais avançada e de alta densidade da Western Digital. "Tecnologia de memória multicamadas de segunda geração, processos de engenharia aperfeiçoados e outros aprimoramentos de células 3D NAND aumentam significativamente a densidade da matriz celular horizontalmente em todo o wafer (placa base para processadores)", explicou a empresa.

O modelo de produção horizontal combinado com 112 camadas de capacidade de memória vertical permitem que a BiCS5 ofereça até 40%* mais bits de capacidade de armazenamento por wafer em comparação com a tecnologia BiCS4 de 96 camadas.

- Continua após a publicidade -

A produção da BiCS5 também reduz os custos de fabricação e aprimoramentos de design também aceleram o desempenho de I/O até 50% mais rápido em comparação com o BiCS4. 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.