Supercomputador Cray Shasta tem quase 300 mil núcleos AMD EPYC

Hardware também conta com GPUs Nvidia Volta

O Comando de Meteorologia da Marinha e Oceanografia (NMOC) anunciou o supercomputador Cray Shasta construído pela empresa Cray, que conta com uma combinação de CPUs AMD ("Rome") e GPUs Nvidia (Volta V100), sendo um hardware que faz parte do Programa de Modernização da Computação de Alto Desempenho (HPCMP) dos Estados Unidos. Ele conta com capacidade de computação com pico de 12,8 PetaFLOPS, ou 12,8 quadrilhões de operações de ponto flutuante por segundo. O Cray Shasta vai ser o primeiro sistema de computação de alto desempenho no HPCMP a fornecer mais de dez petaFLOPS.

O supercomputador foi criado para auxiliar o Departamento de Cientistas, pesquisadores e engenheiros de defesa dos EUA e será alojado e operado no Stennis Space Center, no estado do Mississippi. Na classificação de supercomputadores atual, o Cray Shasta fica entre os 25 melhores (com maior capacidade de computação) do mundo. 

O Cray Shasta contará com 290.304 núcleos de processador AMD EPYC (Roma) e 112 General-Purpose Graphics Processing Units (GPGPUs) NVIDIA Volta V100 de uso geral, interconectadas por uma rede Cray Slingshot de 200 gigabits por segundo. O sistema do supercomputador também vai contar com 590 TB de memória total e 14 petabytes (PB) de armazenamento utilizável, incluindo 1 PB de armazenamento em estado sólido baseado em NVMe.

- Continua após a publicidade -

O investimento e o aumento no poder de supercomputação no Navy DSRC no Stennis Space Center são absolutamente críticos para a Oceanografia Naval, oferecendo futuras atualizações de capacidade para os sistemas globais e regionais de previsão atmosférica e atmosférica para estrear a primeira capacidade de previsão de sistemas terrestres da Marinha”, disse o comandante John Okon do Comando de Meteorologia da Marinha e Oceanografia (NMOC).

Espera-se que o sistema do supercomputador Cray Shasta seja iniciado até o início de 2021.

Via: Guru3D
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.