Créditos: GameVicio

Gran Turismo vai buscar mais frames por segundo no futuro: "resolução 4K é suficiente"

O objetivo é aumentar as taxas para 120fps / 240fps nos próximos jogos da franquia
Por Saori Almeida 18/02/2020 14:02 | atualizado 18/02/2020 14:02 Comentários Reportar erro

Parece que, além de Phil Spencer, temos mais um integrante no "time quadros por segundo". O chefe do estúdio Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi, comentou em uma entrevista que o futuro da franquia Gran Turismo (GT) será mais focado em melhorias em taxas de quadro do que  em altas resoluções.

De acordo com Yamauchi, "resolução 4K é suficiente". A resposta foi uma surpresa, já que os jogos da franquia GT são conhecidos por sua busca de fidelidade gráfica. Além disso, Gran Turismo Sport já foi usado em exibições de resolução 8K. E, claro, não podemos esquecer dos consoles da próxima gerção: o suporte a resolução 8K está sendo anunciado como um dos recurso-destaque do PlayStation 5.

No PlayStation 4 Pro, o estúdio pretende manter os 60 frames por segundo (fps) quando o modo de prioridade de taxa de quadros estiver sendo usado. No entanto, esse não é o plano para os consoles da próxima geração.

"Em termos de quadros por segundo, em vez de ficar a 60fps, estou mais interessado em aumentar isso para 120fps ou mesmo 240fps. Eu acho que é isso que vai mudar a experiência daqui em diante." - Kazunori Yamauchi.

Taxas de quadro mais altas resultam em uma percepção mais "suave" enquanto uma pessoa joga, com movimentos mais fluidos. Um exemplo interessante que o Gtplanet dá é: a 60fps, a tela pode mostrar outro carro a apenas um metro e meio de onde ele realmente está. Porém, isso pode diminuir à medida que as taxas de quadros aumentam. No final, isso melhoraria a experiência durante a corrida. 

Outro comentário interessante feito por Yamauchi foi em relação a possibilidade de melhorias através das gerações de consoles. Segundo ele, hoje a margem é bem menor.

"Passando do PS1 para o PS2, a diferença de desempenho entre as duas gerações era de cem vezes. Um avanço como esse não é mais possível.” - Kazunori Yamauchi.

Via: Gtplanet
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.