Créditos: Gizmodo

Impacto do Coronavírus na indústria da tecnologia é mostrado em análise de mercado

TrendForce prevê queda nas vendas de smartphones, notebooks e consoles

A empresa de mercado TrendForce realizou um levantamento que mostra o possível impacto do coronavírus na indústria da tecnologia. De acordo com a previsão, setores como smartphones, notebooks e consoles devem sofrer com quedas nas vendas por causa das alterações feitas no mercado chinês.

Segundo o levantamento, o setor que mais deve sofre durante o primeiro trimestre de 2020 é o de relógios inteligentes. As vendas de smartwatches devem cair até 16% por causa do coronavírus. Os notebooks ficam em segundo lugar com uma queda de 12,3%, enquanto o mercado de alto-falantes inteligentes deve ter um recuo de 12,1% na produção durante os três primeiros meses do ano.

Quando o assunto é volume, a indústria de smartphones merece destaque. As previsões anteriores apontavam que 307 milhões de celulares seriam produzidos durante o primeiro trimestre. Após as alterações causadas pelo coronavírus, o número caiu 10,4% e a projeção atual é de que 275 milhões de dispositivos móveis sejam feitos até março. 

Outro segmento que também está sendo afetado pelo Coronavírus é o mercado de consoles. De acordo com os números divulgados pela TrendForce, a tendência é que a epidemia cause uma queda de até 10,1% nas vendas, o que altera a previsão de dispositivos comercializados de 6,9 milhões para 6,2 milhões. De acordo com especulações, o lançamento do PS5 e Xbox Series X pode ser atrapalhado pela epidemia.

Segundo a análise da TrendForce, algumas empresas da China já sentem os efeitos causados pelas quarentenas e alterações na rotina de trabalhadores, mas a automação de fábricas e o estoque de componentes tem auxiliado a manter a demanda do mercado atualmente. Para o futuro, porém, a tendência é que a situação piore caso uma vacina para combater o vírus não seja encontrada.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a produção de baterias, que tem grande concentração na China, já está sendo largamente afetada pelas mudanças causadas pelo Coronavírus, segundo a TrendForce. Já o setor de monitores e telas deve sofrer com aumento nos preços graças às dificuldades no transporte e logística, mas os efeitos só devem ser sentidos a partir do final do mês. As memórias DRAM, por outro lado, possivelmente não vão sofrer por causa da linha de montagem, mas a demanda crescente ainda pode manter os preços subindo nos próximos meses.

Fonte: Guru 3D
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.