
Impacto do Coronavírus na indústria da tecnologia é mostrado em análise de mercado
TrendForce prevê queda nas vendas de smartphones, notebooks e consolesA empresa de mercado TrendForce realizou um levantamento que mostra o possível impacto do coronavírus na indústria da tecnologia. De acordo com a previsão, setores como smartphones, notebooks e consoles devem sofrer com quedas nas vendas por causa das alterações feitas no mercado chinês.
Segundo o levantamento, o setor que mais deve sofre durante o primeiro trimestre de 2020 é o de relógios inteligentes. As vendas de smartwatches devem cair até 16% por causa do coronavírus. Os notebooks ficam em segundo lugar com uma queda de 12,3%, enquanto o mercado de alto-falantes inteligentes deve ter um recuo de 12,1% na produção durante os três primeiros meses do ano.
Quando o assunto é volume, a indústria de smartphones merece destaque. As previsões anteriores apontavam que 307 milhões de celulares seriam produzidos durante o primeiro trimestre. Após as alterações causadas pelo coronavírus, o número caiu 10,4% e a projeção atual é de que 275 milhões de dispositivos móveis sejam feitos até março.
Outro segmento que também está sendo afetado pelo Coronavírus é o mercado de consoles. De acordo com os números divulgados pela TrendForce, a tendência é que a epidemia cause uma queda de até 10,1% nas vendas, o que altera a previsão de dispositivos comercializados de 6,9 milhões para 6,2 milhões. De acordo com especulações, o lançamento do PS5 e Xbox Series X pode ser atrapalhado pela epidemia.
Segundo a análise da TrendForce, algumas empresas da China já sentem os efeitos causados pelas quarentenas e alterações na rotina de trabalhadores, mas a automação de fábricas e o estoque de componentes tem auxiliado a manter a demanda do mercado atualmente. Para o futuro, porém, a tendência é que a situação piore caso uma vacina para combater o vírus não seja encontrada.
Atualmente, a produção de baterias, que tem grande concentração na China, já está sendo largamente afetada pelas mudanças causadas pelo Coronavírus, segundo a TrendForce. Já o setor de monitores e telas deve sofrer com aumento nos preços graças às dificuldades no transporte e logística, mas os efeitos só devem ser sentidos a partir do final do mês. As memórias DRAM, por outro lado, possivelmente não vão sofrer por causa da linha de montagem, mas a demanda crescente ainda pode manter os preços subindo nos próximos meses.
Fonte: Guru 3DVocê quer processadores da AMD com gráficos integrados