Créditos: PC World

Intel Whitley Lake de 10nm vaza em benchmark com o dobro da performance de 14nm

Suposta amostra de engenharia mostra ganhos incríveis na performance multicore
Por João Gabriel Nogueira 13/02/2020 09:05 | atualizado 13/02/2020 16:15 Comentários Reportar erro

Enquanto ainda esperamos a chegada dos almejados 10nm da Intel, temos um novo vazamento que, se correto, pode mostrar o potencial do que está por vir. Os resultados de uma suposta amostra de engenharia de um processador da plataforma Whitley Lake fabricado no processo de 10nm mostram um imenso salto na performance em relação a um modelo Xeon que essa nova geração vem para suceder. Segundo mostram os números do Geekbench, o modelo, apelidado de Ice Lake SP ES, dobrou sua performance em relação a um Xeon W-3235 de 14nm.

Dando um pouco de contexto, a Intel chama sua plataforma de produtos destinados a servidores de Purley, com os futuros produtos Ice Lake que vão sucedê-la sendo chamados pelo codinome de Whitley Lake. Por isso a amostra de engenharia que apareceu no Geekbench está sendo chamada de Ice Lake SP ES. De todo modo as informações não são oficiais e devem ser encaradas com ceticismo, ainda mais lembrando-se que resultados do Geekbench podem ser (e já foram) forjados. Mas, assumindo-se os números como corretos, podemos avaliar os seguintes gráficos comparando as performances das gerações:

Podemos ver que, além do salto surpreendente em multicore, os resultados em single core já não são tão bons. Mas isso se deve ao baixo clock da amostra testada e falta de drivers para um produto ainda não lançado. Esses números, mesmo se estiverem corretos no presente momento, podem acabar se alterando até o produto final que os clientes realmente poderão comprar para seus servidores.

- Continua após a publicidade -

O produto que aparece sendo testado é um processador de 12 núcleos de 24 threads, o que pode parecer bastante, só que não chega a ser tanto para o segmento que estamos falando. Na verdade, isso coloca essa amostra de engenharia entre as opções mais acessíveis da futura lista de opções na plataforma Whitley Lake. 

Agora é esperar os vazamentos para a terceira geração de processadores AMD Epyc para fazer futuros comparativos.

NOTA: O autor do post no WCCFTech explica que o processador aparece como dois no Geekbench, mas é um:

"A topologia e contagem de CPU é lida diretamente no kernel do Windows (pelo Geekbench). Se fossem 24 núcleos no total, ele teria mostrado 24 núcleos. Isso é uma parte de 12 núcleos. A topologia provavelmente está sendo mostrada como dois processadores porque este é um hypervisor virtualizado."
Usman Pirzada, editor de hardware no WCCFTech

"A topologia e contagem de CPU é lida diretamente no kernel do Windows (pelo Geekbench). Se fossem 24 núcleos no total, ele teria mostrado 24 núcleos. Isso é uma parte de 12 núcleos. A topologia provavelmente está sendo mostrada como dois processadores porque este é um hypervisor virtualizado."
Usman Pirzada, editor de hardware no WCCFTech

Fonte: WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.