Créditos: Adrenaline

Gigabyte, Asus e Dell são marcas mais populares de PC no Brasil, diz pesquisa

Levantamento da Gaming Scan mostra panorama da indústria de computadores e mercado de games no mundo

A publicação Gaming Scan reuniu dados de diversas pesquisas sobre o mercado de games e revelou quais são as marcas de PC que fazem sucesso no Brasil e no mundo. Segundo os dados apurados pelo site, Gigabyte, Asus e Dell são as três empresas que mais populares no nosso país.

Segundo as informações, que vieram da empresa de análise Newzoo, a Gigabyte é a companhia com mais força no segmento de PCs no Brasil e possui uma fatia de mercado de 16%. O segundo lugar fica com a Asus, que possui um market share de 9%. A Dell divide a medalha de prata com a fabricante taiwanesa com a mesma participação no setor.

A pesquisa também aponta quais são as empresas de games mais populares nos Estados Unidos e Rússia, que dominam o mercado de jogos para PC nas regiões em que estão inseridos. Enquanto a Gigabyte domina no maior país do mundo com 29% de participação de mercado, a Asus lidera com uma fatia de 18% na terra do Tio Sam.

- Continua após a publicidade -

Além de mostrar quais são as marcas mais populares dentro de cada região, o levantamento da Gaming Scan conta com um gráfico mostrando as fabricantes que fazem mais sucesso globalmente na venda de produtos, incluindo tablets, PCs e notebooks. Neste quesito, a Asus ganha a liderança com 8,1% do mercado e a segunda colocação fica com a HP. O Top 5 é fechado com Dell (6,3%), Alienware (4,7%) e Lenovo (4,6%).

PC crescendo, mas celular ainda domina

De acordo com o Gaming Scan, os jogos mais populares no PC são League of Legends, Minecraft, Counter Strike Global Offensive, Hearthstone e Fortnite. Apesar do domínio dos títulos multiplayer, o site também apurou que  77,3% dos jogadores da plataforma preferem games single-player.


Dados de 2018 da Newzoo mostram Mobile na frente, consoles em segundo e PC na lanterna quando o assunto é faturamento

O site também aponta que a indústria de games para PC deve manter crescimento, mas ainda permanecer atrás dos consoles e também smartphones. De acordo com as estimativas vindas do Newzoo, a indústria de games para celular rendeu US$ 68,5 bilhões em 2018 e mantém um crescimento de aproximadamente 10% ao ano, o que deve elevar o faturamento para quase US$ 90 bilhões durante o ano de 2020.

Fonte: Gaming Scan
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.