Créditos: Microsoft

Microsoft habilita suporte para Hyper-V em dispositivos Windows-on-ARM

Aparelhos como Surface Pro X vão receber opção mais eficiente para rodar outros SOs em cima do Windows

A Microsoft ativou o suporte para a funcionalidade Hyper-V em dispositivos com processadores ARM que rodam o sistema operacional Windows 10. A novidade foi implementada na Build 19559 do Windows 10 Insider Preview e mostra que a equipe da Microsoft está disposta a se distanciar da sua dominância nas arquiteturas x86 e x64 para apostar mais forte no ARM.

Como explica o site TechPowerUp, o Hyper-V é o hypervisor nativo do Windows – ou seja, uma tecnologia de virtualização que permite rodar outros sistemas operacionais em cima do SO da Microsoft.

Essa é uma solução com um overhead consideravelmente baixo, o que a torna mais eficiente do que a criação de uma máquina virtual tradicional. Com isso, o Hyper-V oferece melhor desempenho e consome menos bateria em dispositivos móveis.

Fonte: Microsoft

O que normalmente é o caso de produtos que usam SoCs baseados em ARM, como, por exemplo, o Surface Pro X – um dos principais produtos que serão beneficiados pela novidade. Com novidades como o Hyper-V e coisas do tipo, a expectativa é de que a Microsoft vá incentivar uma adoção mais amplas de computadores Windows-on-ARM.

- Continua após a publicidade -

Para baixar a atualização, é necessário estar no Fast Ring do Windows 10 Insider Preview com as versões Pro ou Enterprise do sistema operacional da Microsoft. O Hyper-V também pode ser usado para ativar o recurso Windows Sandbox, que nada mais é do que uma máquina virtual do Windows 10 que permite que você navegue de maneira segura e baixar anexos de emails suspeitos.

Via: Tom's Hardware, TechPowerUp Fonte: Windows Blog
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.