Créditos: Engadget

Emulador do PS4 consegue dar boot e rodar jogo pela primeira vez

Mesmo com o progresso, ainda deve demorar para o GPCS4 entregar games "jogáveis"

O projeto GPCS4, que visa emular games do PlayStation 4 no PC, acaba de dar seus primeiros passos. Segundo informa o DSOGaming, que acompanha o desenvolvimento do emulador, o software finalmente conseguiu dar boot e até rodar um jogo, ainda que a qualidade seja tão ruim que o game não esteja "jogável".

De acordo com o criador do projeto, o GPCS4 finalmente consegue renderizar imagens em 2D e o primeiro jogo a realmente funcionar no emulador, mesmo que de maneira capenga, foi We Are Doomed, game independente lançado no console em 2015. O progresso foi alcançado pouco tempo depois do desenvolvedor conseguir iniciar a versão de PS4 de Nier: Automata no PC, mas apenas as telas iniciais e com severos bugs.

Abaixo, você pode conferir imagens do resultado alcançado pela equipe por trás do emulador com We Are Doomed, mas o time alerta: ainda não é possível jogar o game por causa da baixa taxa de frames.

Enquanto o progresso do GPCS4 mostra que é possível rodar jogos de PS4 no PC, o DSOGaming informa que os entusiastas da questionável prática da emulação ainda devem demorar para ver qualquer jogo rodando em um desempenho estável no software. O cenário fica ainda pior quando pensamos em grandes exclusivos que não foram anunciados para PC, como é o caso do mais recente God of War.

O principal motivo para o balde de água fria é o desenvolvimento demorado dos emuladores para o PS3. O principal software de emulação dos jogos do console de geração anterior da Sony, o RPCS3, consegue rodar Red Dead Redemption em cerca de 21 frames por segundo no PC em sua versão mais atual. 

- Continua após a publicidade -

Download do emulador de PS4 para PC

Apesar de o desenvolvimento do GPCS4 ainda está engatinhando, já é possível baixar emulador de PS4 para PC. Como o funcionamento ainda é bastante limitado, o download do software é recomendado apenas para quem pretende auxiliar no desenvolvimento da plataforma.

Os interessados podem fazer o download e conferir o roadmap completo do GPCS4 nesta página do GitHub. A equipe por trás do emulador do PS4 para PC também possui um servidor no Discord para tirar eventuais dúvidas e receber colaborações para o desenvolvimento do projeto.

Via: Dark Side of Gaming
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.