Créditos: ign

Vendas do PlayStation 4 caem em 25% no último trimestre de 2019

Essa foi a pior temporada de vendas do console desde o seu lançamento em 2013
Por Ana Luiza Pedroso 04/02/2020 09:59 | atualizado 04/02/2020 09:59 Comentários Reportar erro

O PlayStation 4 teve a pior temporada de vendas desde o seu lançamento em 2013. Segundo os dados do ano fiscal da Sony, as vendas caíram 25% no último trimestre de 2019, sendo registrado o envio de 6,1 milhões de unidades do console. Isso totaliza 108,9 milhões de PS4 enviados para o varejo, contabilizando todos os anos que ele está disponível para o mercado.

Em outubro de 2019 o PlayStation 4 alcançou a marca do segundo console mais vendido do mundo, ficando atrás somente do PlayStation 2. Já é esperado que as vendas diminuam com o passar do tempo, ainda mais com o seu sucessor, o PlayStation 5, já anunciado para 2020. 

Apesar de ser normal a queda de vendas ao longo dos anos, isso não quer dizer que não tem impacto no lucro geral da empresa. Segundo os dados do ano fiscal, a receita do terceiro trimestre na divisão PlayStation caiu 20%, o que representa um total de 158,5 bilhões de ienes (US$ 1,46 bilhão). A receita total ficou 3% abaixo do previsto, chegando a 50 bilhões de ienes (US $459 milhões) a menos.

Todos os consoles possuem um tempo cíclico, o PS4 alcançou o ápice das vendas em 2016 e desde então não teve corte nos valores de venda. Isso impacta diretamente no número de vendas, já que com valores mais altos que os concorrentes, o consumidor opte por outras opções. Depois de sete anos o ciclo dessa geração está chegando ao fim, e a Sony parece estar preparada para as inovações do próximo console.

- Continua após a publicidade -

Um dos principais desafios é manter os seus mais de 100 milhões de usuários fiéis, com o intuito de investir na próxima geração. O PS5 será lançado no final de 2020 e promete trazer muitas inovações para o ramo, com o suporte a tecnologias e hardware de alta performance. Com o sucesso muito maior que o previsto do PS4, é esperado que o hype se mantenha para suas próximas novidades.

É importante lembrar que o número contabilizado pela Sony corresponde as unidades enviadas para as lojas, isso não significa necessariamente que todas elas foram vendidas.

Via: The Verge
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.