Créditos: ValueWalk

Coronavírus não aumentou preços de DRAM, mas demanda de consoles pode influenciar no futuro

Um possível efeito do surto neste mercado, no entanto, não foi completamente descartado
Por Gabriel Tagarro 03/02/2020 17:54 | atualizado 04/02/2020 09:17 Comentários Reportar erro

Relatório da empresa de pesquisas TrendForce aponta que os preços das memórias DRAM sofrerão um leve aumento este ano em função da demanda de Sony e Microsoft para os consoles de nova geração. A produção acelerada da Nvidia também terá sua parcela de “culpa” nesse quadro, segundo a consultoria.    

A TrendForce fez o levantamento tendo como base os possíveis impactos da epidemia do novo coronavírus nos mercados globais, levando em consideração as discussões sobre uma eventual interrupção da cadeia de suprimentos para empresas de tecnologia. A Apple, por exemplo, tem nada menos que 20 fornecedores com sede na cidade de Wuhan – considerada o epicentro do surto.

De acordo com a pesquisa, em um primeiro momento, o fornecimento de DRAM não será impactado por falta de produção, já que nenhuma grande fabricante está localizada especificamente em Wuhan. Segundo a TrendForce, no entanto, o cenário ainda não é definitivo, já que a epidemia segue avançando. A empresa não descarta um possível impacto logístico num futuro próximo.

Apenas um dos principais fabricantes chineses está próximo da província chinesa. Trata-se da CXMT, que, apesar de tudo, não paralisou as máquinas nem alterou sua planejamento.

- Continua após a publicidade -

Com relação ao fornecimento de memórias NAND, apenas as fábricas da YMTC e XMC estão localizadas em Wuhan. Levando-se em consideração o fato de que a produção de ambas constitui menos de 1% do suprimento global de NAND, qualquer interrupção em suas instalações terá um impacto limitado.

Sobre necessidade da nova geração de consoles, a TrendForce destaca no relatório que Xbox Series X e o PlayStation 5 apresentam especificações mais elevadas que seus antecessores. Quando combinados com a demanda da Nvidia, segundo a pesquisa, criarão um vácuo que será preenchido por um aumento de preço.

Via: Wccftech
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.