Créditos: Phoronix

Ubuntu Linux ganha do Windows 10 em testes com notebook barato baseado em AMD

Apesar de limitado, o teste mostra como a distribuição Linux se sai no Ryzen 3 3200U
Por Mateus Mognon 03/02/2020 14:48 | atualizado 03/02/2020 14:49 Comentários Reportar erro

A batalha entre o Windows e sistemas operacionais baseados em Linux dura décadas, e o site Phoronix acaba de adicionar mais um capítulo nessa rinha histórica dos computadores. A publicação resolveu testar os dois sistemas em um notebook de apenas US$ 199 e descobriu que a distribuição Ubuntu se sai melhor no PC de baixo custo em relação ao sistema operacional da Microsoft.

O produto que foi utilizado como cobaia do experimento foi o desconhecido notebook Motile M141, que é comercializado lá fora por valores que ficam na casa dos R$ 850, em conversão direta para a nossa moeda. O dispositivo vem equipado com 4 GB de memória RAM, 120 GB de armazenamento em SSD e tela de 14'' com resolução Full HD. Já o processador é o chip de entrada Ryzen 3 3200U, componente feito pela AMD com 2,6 GHz de frequência e que alcança até 3,5 GHz em modo boost.

Os testes no notebook utilizaram a versão mais recente do Windows 10 e a distribuição Ubuntu 20.04. Apesar de o sistema da Microsoft ter vindo pré-instalado no computador, o site descobriu que o SO baseado em Linux é cerca de 15% mais rápido que o concorrente e consegue vencê-lo em vários cenários.

Dentre os 63 benchmarks realizados pelo site, o Ubuntu 10.04 bateu o sistema operacional da Microsoft 38 vezes. As vitórias do Linux  incluem cargas de trabalho como renderização Java, desenvolvimento web/Lamp e Python 3, além de certos testes de desempenho com navegadores como Google Chrome. As imagens abaixo mostram alguns dos testes realizados, que também podem ser vistos aqui.


Enquanto os testes realizados pelo Phoronix foram feitos em apenas um notebook completamente desconhecido e distante do mercado brasileiro, os benchmarks dão uma ideia de como os chips Ryzen de entrada estão se saindo no mundo do código aberto.

Vale ressaltar, inclusive, que o Linux possui distribuições que são mais simples e voltadas para computadores de baixo desempenho, como é o caso do Endless OS, que aparece em certos dispositivos no Brasil. Por outro lado, o Ubuntu é uma solução mais próxima do Windows 10, o que torna a vitória mais interessante para os entusiastas do código aberto.

Via: Phoronix
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você investiria mais do que o preço padrão por uma edição especial de uma placa de vídeo? Quanto?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.