Créditos: Samsung (imagem meramente ilustrativa)

PS5: Sony pode usar SSD NVMe Samsung 980 QVO no console [Rumor]

Dispositivo apareceu em registro e pode ser variante do 980 PRO, que possui PCIe 4.0
Por Mateus Mognon 31/01/2020 14:35 | atualizado 31/01/2020 15:13 Comentários Reportar erro

O PlayStation 5 virá com um SSD e isso não é novidade, mas o site Let's Go Digital pode ter revelado qual será o modelo adotado pela Sony no console. De acordo com a publicação, a companhia pode equipar o PS5 com o SSD NVMe Samsung 980 QVO, que seria uma variante do potente 980 PRO, modelo apresentado na CES 2020 que suporta PCIe 4.0.

O site especializado no vazamento de patentes encontrou registros feitos pela Samsung na Europa revelando produtos com os nomes "NVMe SSD 980 EVO" e "NVMe SSD 980 QVO". De acordo com o Let's Go Digital, a companhia pretende lançar os dispositivos futuramente e só não revelou os SSDs com o 980 PRO porque uma das unidades de armazenamento deve equipar o PlayStation 5.


SSD 980 Pro, apresentado pela Samsung na CES 2020. (Imagem: Anandtech/Reprodução) 

Ao analisar os dispositivos de armazenamento oferecidos pela Samsung atualmente, o Let's Go Digital aponta que possivelmente o modelo que estará presente no console da Sony é o 980 QVO, já que a linha tem preços mais competitivos em comparação aos produtos da série EVO. Até agora, porém, ainda não temos detalhes sobre a performance do SSD que pode estar no PS5. 

A única referência oferecida pela Samsung oficialmente até agora é o desempenho do 980 PRO. O SSD que terá suporte para PCIe 4.0 terá modelos de até 1 TB com velocidade de leitura e escrita sequenciais de 6,5 GB/s e 5 GB/s, respectivamente. Porém, como o 980 QVO deve chegar com um preço mais acessível, a tendência é que o desempenho e a capacidade sejam consideravelmente inferiores ao produto topo de linha.

Samsung também pode fazer SSD do Xbox Series X

Apesar dos vazamentos, a Sony não divulgou informações sobre qual fabricante será responsável pelo SSD do PS5. Por outro lado, a Samsung deu pistas de que deve produzir não apenas a unidade de armazenamento do console da empresa japonesa, mas também trabalhar com a Microsoft no Xbox Series X.

- Continua após a publicidade -

Em novembro do ano passado, a fabricante sul-coreana fez uma apresentação em Tóquio, no Japão, comentando sobre os benefícios da adoção de SSDs em consoles. Em um dos slides, disponível acima, a empresa enfatizou características como boot do sistema mais rápido e jogos abrindo com velocidade.

Até o momento, tanto Sony quanto Microsoft não confirmaram uma parceria com a Samsung para o sistema de armazenamento de seus consoles. Por outro lado, ambas as companhias já revelaram que seus produtos contarão com hardware feito pela AMD para processamento gráfico.

Fonte: Lets Go Digital
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.