Créditos: Activision Blizzard

Activision Blizzard usando Google Cloud pode resultar em microtransações direcionadas

Produtora anuncia parceria com a Google para novo host e suspeitas já aparecem
Por João Gabriel Nogueira 26/01/2020 10:26 | atualizado 26/01/2020 10:26 Comentários Reportar erro

A Activision Blizzard anunciou nessa semana que sua parceria com a Google não se limita aos streamings exclusivos pelo YouTube, mas também - e talvez até mais importante - ao uso do Google Cloud como host para os seus games. Esse novo anúncio aliado a um trecho da declaração dos executivos envolvidos e ao histórico de monetização da Activision despertaram sérias preocupações sobre o futuro das microtransações nos jogos da produtora.

"Jogadores vão se beneficiar ao experienciar uma rede com qualidade de serviço premium, incluindo baixa latência e perdas de pacotes quando estiverem jogando games de alta fidelidade em qualquer dispositivo. Eles também vão ter interações personalizadas de maneira otimizada, conforme a Activision Blizzard pode usar as ferramentas da Google Cloud AI para oferecer recomendações selecionadas de ofertas dentro do jogo (destaque nosso) e experiências de jogatina diferenciadas."

"Jogadores vão se beneficiar ao experienciar uma rede com qualidade de serviço premium, incluindo baixa latência e perdas de pacotes quando estiverem jogando games de alta fidelidade em qualquer dispositivo. Eles também vão ter interações personalizadas de maneira otimizada, conforme a Activision Blizzard pode usar as ferramentas da Google Cloud AI para oferecer recomendações selecionadas de ofertas dentro do jogo (destaque nosso) e experiências de jogatina diferenciadas."

O trecho acima foi retirado da declaração da Activision Blizzard à imprensa a respeito do novo acordo. "Ofertas dentro do jogo" pode ser lido quase como sinônimo para microtransações. E é aí que entra um elemento importante de usar o Google Cloud como host nos games da produtora. 

A Google se especializa, basicamente, em saber quem são as pessoas e analisar seus dados. Usando a Inteligência Artificial do Google Cloud será possível traçar perfis mais precisos e criar ofertas dentro dos jogos de maneira mais direcionada e eficaz. Nesse momento é importante lembrar do "motor de microtransações", registrado pela Activision como patente há alguns anos, mas que nunca chegou a ser realmente implementado.

- Continua após a publicidade -

Aliados ao Google Cloud é possível oferecer serviços para coleta de dados aos moldes do que já é feito pela Google atualmente, mas de maneira associada ao jogo. Você pode, por exemplo, receber moedas do game para associar sua conta do YouTube ao jogo, ou até mesmo realizar uma transmissão diretamente de dentro do game para o YouTube, sem pagar nada além de seus dados pessoais por isso.

Essa parceria realmente dá o que pensar quando imaginamos como vai funcionar o sistema de loot em Overwatch 2 e Diablo 4, por exemplo.

Fonte: TweakTown
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.