Créditos: Gamespot/ Reprodução

Guerra entre plataformas levou jogadores do PC a gastarem menos em 2019

Exclusividades e queda nas vendas no último ano ajudam a explicar o fenômeno

A disputa travada entre as lojas digitais no PC – tendo Steam e Epic Games Store no topo – é benéfica do ponto de vista do consumidor, que consegue encontrar seus jogos com valores mais em conta. Do ponto de vista mercadológico, no entanto, a história pode ser observada por outro prisma. Pesquisa recente mostrou que a batalha entre as plataformas levou os jogadores a gastarem menos com games em 2019.

De acordo com Mat Piscatella, analista do NPD Group e especialista em negócios da indústria de jogos, há uma série de motivos que explicam o resultado do último ano. Um dos principais foi a chegada da Epic Store, que mexeu com o mercado. Além disso, segundo Piscatella, as plataformas não priorizaram a experiência da loja e a escolha do jogador, o que levou a um menor gasto com games.

A loja da Epic praticamente “inaugurou” uma nova política de exclusividades temporárias no PC – muito mais vista nos consoles. Isso levou muitos editores a se afastarem da Steam, assim, deixando o jogador sem muitas outras opções para compra. A Ubisoft, por exemplo, não lançou nenhum de seus jogos na plataforma da Valve em 2019. Control, Red Dead Redemption 2 e Metro Exodus também chegaram primeiro na plataforma da dona do Fortnite. 

Em compensação, vimos a Bethesda renovar seu compromisso de permanecer na Steam, enquanto trabalha na gerência e crescimento de sua própria loja. Já a Electronic Arts, pela primeira vez em uma década, retornou à loja da Valve, fazendo sua estreia com Star Wars Jedi: Fallen Order.

Piscatella explicou, no entanto, que a Epic Games Store não é necessariamente culpada, nem pode ser apontada como “vilã” nesta história. Segundo ele, o mercado de PCs já mostrava instabilidades no ano passado.

"As vendas de conteúdos para PC caíram em 2019. Os dados sugerem para mim que todo o movimento com as plataformas de distribuição contribuiu para isso, assim como vários outros fatores", ressaltou o analista.

Via: VG247
Assuntos
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Você investiria mais do que o preço padrão por uma edição especial de uma placa de vídeo? Quanto?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.