Créditos: Montagem: Adrenaline

Só algumas RX 5600 XT terão memórias mais rápidas via BIOS

Asus e MSI divulgam modelos que não receberão o incremento para 14Gbps
Por Diego Kerber 23/01/2020 15:22 | atualizado 23/01/2020 15:25 Comentários Reportar erro

Ontem comentamos as melhorias da BIOS da RX 5600 XT, suas melhorias de especificações e consequente aumento de performance. Mas, diferente de nossa especulação no artigo, parece que nem todas as placas tinham margem para esse ganho, e já temos algumas vítimas: tanto MSI quanto Asus já declararam que terão modelos que não serão compatíveis com essa alteração na BIOS.

O ponto crítico é a memória. Nem todas as memórias utilizadas nas Radeon RX 5600 XT são validadas para subir dos 12Gbps presentes na BIOS original para os 14Gbps da revisão feita pela AMD. Por conta dessa potencial incompatibilidade, as fabricantes não estão realizando esse upgrade para evitar problemas com RMA.

Como foi explicado no MSI Insider, um programa no YouTube feito por funcionários da empresa, as memórias são adquiridas e definidas pela própria AMD. Inicialmente o planejamento era fazer operar em 12Gbps, porém "no papel" existia a possibilidade de operar a 14Gpbs. Porém, como fica explícito no vídeo, elas não foram validadas para operar dessa forma, criando potenciais problemas de funcionamento, e também surgem outras dificuldades já que o próprio projeto da placa não foi feito para comportar essa especificação. 

Isso cria um óbvio complicador, ao segmentar as especificações dentro de uma mesma linha de produto, criando uma espécie de "sub-categoria" de RX 5600 XT de memórias mais rápidas e de memórias mais lentas. No caso da MSI, apenas a Gaming Z será compatível com a operação em 14Gbps, com a Gaming X, Mech OC e Mech tendo sua operação em 12Gbps. No line-up da Asus, tanto a Strix OC quanto a TUF X3 só operarão em 12Gpbs, sendo que a empresa irá fazer um novo produto, a ROG Strix Top, que terá suporte aos 14Gbps.

Aqui no Adrenaline recebemos para testes a Gigabyte Radeon RX 5600 XT Gaming OC e, como já mostramos em um vídeo de update de BIOS e também em nosso gameplay, ela ganhou o incremento nas frequências tanto da GPU quanto das memórias, resultando em um ganho respeitável de performance. Com toda essa bagunça, recomendamos cuidado redobrado na hora de ver a tabela de especificações, já que agora temos uma espécie de sub-divisão dentro do line-up das RX 5600 XT, uma espécie de RX 5600 XT "Super".

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Você investiria mais do que o preço padrão por uma edição especial de uma placa de vídeo? Quanto?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.