Plug-in faz Internet Explorer 8 voltar a ser IE 6

Não, você não leu errado. Add-on para o IE 8 que serÁ lançado em breve promete rodar uma versão emulada do "queridinho dos webdesigners" em uma aba do navegador.

A solução promete acalmar as viúvas do IE 6 - que, segundo a Browsium, criadora do sistema, ainda existem. A Browsium ainda afirma que a solução, chamada Unibrows, foi criada para ajudar as empresas que querem abandonar o IE6 e o Windows XP, mas cujos sistemas, especialmente de intranet, ainda são compatíveis apenas com esta versão do navegador. 

"As empresas precisam de algo simples, que não seja baseado em virtualização", disse Matt Heller, CEO da Browsium."Unibrows simula o IE6 dentro de uma aba do IE8 e evita que as companhias tenham de mudar uma linha sequer em seus sites ou aplicativos Web", disse.

Mesmo com a própria Microsoft tentando acabar com o IE6, muitas empresas alegam ser difícil abandonar o velho programa, porque o IE8 muitas vezes não renderiza corretamente sites antigos desenhados especificamente para IE6.

Enquanto a solução apontada pela Microsoft é o uso da virtualização de desktop, o Unibrows funciona utilizando bibliotecas do IE6 para renderizar os sites da mesma forma que o próprio IE6 faria. E promete suportar todas as funcionalidades do Internet Explorer 6 "de verdade", inclusive controles ActiveX e JavaScript.

- Continua após a publicidade -

Para quem acha que o Internet Explorer 6 morreu, as últimas estatísticas do site Net Applications mostram que 15% dos computadores que navegaram na web no mês passado ainda usam IE6. Apesar deste número estar em declínio, o uso do navegador não deve cair para menos de 10% até maio de 2011, e ainda se manterÁ "firme e forte" em pelo menos 5% dos computadores em novembro do ano que vem. Pode parecer pouco, mas 5% é a marca que o Safari tem hoje.

O Browsium estÁ em versão beta desde julho e deve chegar a versão final ainda neste mês. A empresa desenvolvedora afirma que cobrarÁ por ele US$ 5 por ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.