Intel vai fabricar sua GPU high-end DG2 em 7nm da TSMC [Rumor]

Fotos oficiais da DG1 de primeira geração já foram divulgadas

A Intel deve estar produzindo sua GPU DG2 de segunda geração baseada na arquitetura gráfica Xe e no processo de fabricação de 7nm da TSMC, de acordo com rumores da indústria. A empresa já apresentou sua placa de vídeo DG1 Xe Low Power e a GPU Ponte Vecchio XC HPC, sendo esses modelos de entrada e intermediário, respectivamente. Agora, espera-se que a marca anuncie uma GPU Xe de alto desempenho, conhecida por DG2.

No ano passado, vestígios da GPU DG2 apareceram em testes de drivers junto à GPU DG1, então não é a primeira vez que a possibilidade da DG2 ser lançada é debatida. As informações até então mostravam três modelos de placa de vídeo Intel e a DG2 com microarquitetura Xe HP (High-Performance) ao invés da Xe LP (Low-Power) presente na primeira geração.

O rumor vem da AdoredTV através de fontes ligadas à indústria de hardware. Essas fontes conseguiram informações de que a Intel vai apresentar sua GPU DG2 em 2022 e seria baseada no processo de 7nm. Nesse caso, o uso de 7nm da TSMC para a produção da GPU DG2 vai substituir a tecnologia EUV de 7nm da empresa.

Intel GPU DG1

- Continua após a publicidade -

A intel também estaria optando pelos 7nm da TSMC ao invés da litografia de 7nm+ EUV como estratégia de mercado. O processo de 7nm + EUV da TSMC teria um custo muito mais alto e poderia acabar com problemas de fornecimento. Essa preocupação com a entrega do produto faz sentido depois das informações recentes de que a Intel teria atrasado sua 10ª geração de CPUs para desktop devido ao alto consumo de energia. Segundo rumores de fontes de dentro da indústria, a empresa optou por atrasar o lançamento até otimizar o consumo das novas CPUs.

Via: WccfTech
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.