Créditos: The Motley Fool

JPR diz que 55% dos PC gamers usam GPUs Nvidia e 27% deles têm RTX - números questionáveis

Pesquisa levanta questionamentos devido ao método que foi feita e o número de participantes
Por João Gabriel Nogueira 19/01/2020 13:09 | atualizado 19/01/2020 13:09 Comentários Reportar erro

Uma pesquisa recente do grupo Jon Peddie Research (JPR) concluiu que 55% dos PC gamers usam placas de vídeo da Nvidia, sendo que, dentre eles, 27% já fizeram o upgrade para um modelo RTX. A JPR é um respeitada e tradicional empresa de pesquisa de mercado, mas os números da vez levantaram certos questionamentos.

A pesquisa em questão foi realizada em outubro do ano passado e seu foco principal era verificar as intenções de compra dos gamers para 2020. A pesquisa foi feita em parceria com o WCCFTech, onde os usuários podiam participar online também. Foi obtido um total de 4.447 participações e, dessas respostas, a Jon Peddie compartilhou os seguintes destaques:

- 41% dos participantes contam com processadores AMD
- 55% usam GPUs Nvidia, entre eles:
61% modelo pré-Turing
27% modelo RTX
12% modelo da série GTX 16XX

O questionamento vem do pequeno número de participantes. O pessoal do Guru3D, por exemplo, reportando os resultados da pesquisa, considera que menos de 5.000 pessoas não é uma amostra suficiente para declarar essas porcentagens se referindo a todos os jogadores de PC pelos EUA, imagine então pelo mundo. A própria Steam constantemente divulga dados de hardware que nos oferecem números bem diferentes. 

Infelizmente, para podermos nos aprofundar na pesquisa da JPR e encontrar mais insights e conclusões que foram obtidos desses 4.447 participantes, é necessário comprar os artigos com os resultados, afinal, é disso que a empresa vive. O "problema" é a tabela de preços, já que os resultados para essa pesquisa em questão, que se chama "Gamer's Buying Plans", têm seus preços começando em US$ 5.000. Quem se interessar, pode realizar sua aquisição neste link.

Fonte: Guru3D
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você investiria mais do que o preço padrão por uma edição especial de uma placa de vídeo? Quanto?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.