Créditos: AMD

Nvidia Killer? AMD confirma que nova GPU Navi high-end chega em 2020

Declaração da CEO Lisa Su é a primeira grande confirmação da existência da placa de vídeo

A CEO da AMD, Lisa Su, confirmou recentemente que a empresa está trabalhando em uma nova GPU Navi de alto desempenho que chegará em 2020. A "grande Navi" já apareceu em vazamentos anteriores e supostamente é o chip "matador de Nvidia" que a fabricante está preparando para bater de frente com as placas de vídeo da série RTX.

A confirmação da existência e lançamento da "grande Navi" vieram durante um vídeo de entrevista no canal da AMD. A empresa realizou uma edição do programa "The Bring Up" especial da CES deste ano, que rolou no começo do mês, e teve Lisa Su como convidada. Ao responder uma das perguntas, a comandante da empresa disse: "eu posso falar que nós vamos ver a Grande Navi em 2020". 

Apesar da declaração, a executiva não revelou mais detalhes sobre a potência ou especificações do novo chip Navi que está em desenvolvimento e chega ao mercado em 2020. Segundo os rumores, a GPU em questão está sendo chamada internamente de Navi 23 e utilizaria a arquitetura RDNA 2.0, feita em novo processo de fabricação de 7 nanômetros. A placa de vídeo também traria uma solução para ray tracing em nível de hardware, o que colocaria o produto para brigar com as placas RTX da Nvidia.

A executiva também comentou sobre a tecnologia e disse que a AMD está trabalhando para implementá-la, mesmo que os conteúdos que se aproveitam do ray tracing ainda sejam escassos atualmente. "Estamos investindo pesado no ray tracing e no ecossistema ao seu redor - ambos os nossos parceiros nos consoles também disseram que estão usando o ray tracing", disse Lisa Su.

"Vocês podem esperar que nossos gráficos ao longo de 2020 também tenham ray tracing. Eu acredito que ainda é muito cedo, e o ecossistema precisa se desenvolver. Precisamos de mais jogos, mais softwares e mais aplicativos para tirar proveito disso"
- Lisa Su, CEO da AMD

Além de estar trabalhando em uma GPU Navi para bater de frente com as placas Nvidia mais potentes, a CEO da AMD também disse que 2020 é "ano dos notebooks" e lançou durante a CES a família de processadores Ryzen 4000, que já está aparecendo em portáteis.

Como mencionado pela executiva, a companhia também está trabalhando com Sony e Microsoft e vai fazer o hardware que estará presente no PS5 e nos novos consoles da família Xbox, que chegam ao mercado em 2020.

Via: WccFTech
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você investiria mais do que o preço padrão por uma edição especial de uma placa de vídeo? Quanto?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.