Créditos: ShotX Studio

Dev libera versão pirata do próprio jogo e vendas na Steam aumentam 400%

Pirataria nem sempre pode ser um problema para os desenvolvedores de jogos
Por Fabio Rosolen 16/01/2020 13:46 | atualizado 16/01/2020 13:46 Comentários Reportar erro

Quando o jogo Danger Gazers foi lançado na plataforma Steam no início deste ano, ele não chamou muito a atenção dos jogadores. Uma semana depois, Shota Bobokhidze, desenvolvedor do jogo, disponibilizou um torrent dele no site The Pirate Bay.

A versão “pirata” disponibilizada por ele no site era uma versão completamente funcional do jogo e não uma versão de avaliação. Na descrição do torrent ele só pediu aos jogadores que gostassem do título para que eles considerassem a compra da versão oficial disponibilizada na plataforma Steam. Bobokhidze disse ao site Polygon que a inciativa deu certo e as vendas do jogo na plataforma da Valve aumentaram em 400%. 

Você pode ver nos reviews do jogo Danger Gazers na plataforma Steam que muitos jogadores consideraram a compra da versão oficial imediatamente após notarem que a versão disponibilizada no site The Pirate Bay tinha sido enviada pelo próprio desenvolvedor para chamar a atenção de quem não podia pagar por ele. 

"O jogo em si não faz meu tipo, mas estou feliz em apoiar o dev", disse um dos reviews.

Bobokhidze disse ao Polygon que ele simpatiza com os jogadores que, por qualquer motivo, não podem se dar ao luxo de comprar um jogo. "Eu cresci em um ambiente onde a pirataria praticamente era a única maneira de obter um jogo recém-lançado", disse o desenvolvedor.

- Continua após a publicidade -

"Há muitos indivíduos em posições similares, aqueles que não podem dar se ao luxo de comprar o jogo, mas estão ansiosos para apoiar o projeto de outras maneiras - recomendando o jogo para amigos e conhecidos, compartilhando em mídia sociais ou até mesmo enviando um email simples de fã com seus comentários positivos e apreciações", continuou Bobokhidze.

Dev libera versão pirata do próprio jogo e vendas na Steam aumentam 400%

Ele destaca que, embora o desenvolvimento do jogo tenha sido um empreendimento solo nos últimos quatro anos, é mais difícil do que nunca fazer com que os jogadores saibam sobre títulos menores, o que é parte da razão pela qual Bobokhidze teve essa iniciativa de disponibilizar uma versão “pirata” para chamar a atenção deles.

Além de relatar um aumento de 400% nas vendas em comparação com a época lançamento, Bobokhidze diz que Danger Gazers agora também está em um número muito maior de listas de desejos dos jogadores. "E isso não parou por aí, alguns indivíduos chegaram a doar mais do que o dobro do valor do jogo, que custa US$ 9,99, e recebi inúmeros emails de todas as pessoas que mostraram o seu apoio. Sou grato por minha mensagem ter sido clara e grato por todo o apoio", disse o desenvolvedor.

Fonte: Polygon
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.