Créditos: Microsoft

Xbox Series X pode ser equipado com SSD Phison, o melhor do mercado

Relatório afirma que a Microsoft fez um grande pedido do atual SSD mais rápido do mercado

Um novo relatório da DigiTimes afirma que a Microsoft fez um grande pedido da Phison, que tem atualmente o SSD mais rápido do mundo. Na publicação o site fala que "supostamente a Phison invadiu a cadeia de suprimentos do Xbox da Microsoft", o que confirmaria os rumores de que o Xbox Series X seria equipado com o hardware da marca.

Isso significa que o próximo console da empresa terá SSD com PCIe 4.0 que podem atingir 7 GB/s de taxa de transferência e até 8 TB de capacidade. A capacidade máxima não deve ser usada no Xbox X, isso porque esses componentes custam muito mais, o que faria com que o preço final do produto fosse muito inacessível. 

Já tinha sido revelado que a Microsoft estava equipando o próximo Xbox com um SSD NVMe super rápido. Se o relatório se confirmar, isso realmente será uma realidade para o console. Já foi confirmado também que o seu processador será baseado em AMD Zen 2 e GPU de última geração, com suporte a Ray Tracing.

Os jogos mais recentes devem já ser configurados para codificar o NVMe SSD corretamente, fazendo assim o seu melhor uso. O que pode resultar em tempos de carregamento praticamente instantâneos e cenas com ainda mais detalhes e realismo.

- Continua após a publicidade -

A Phison vai poder oferecer uma grande vantagem para os próximos Xbox em termo de velocidade bruta. A empresa produz controladores SSD E16, com suporte a interface PCIe 4.0, que são usados por fornecedores de SSDs de terceiros para criar os seus próprios SSDs no mercado. A tecnologia que a fabricante disponibiliza, permite acesso a até o dobro da taxa de transferência sequencial, comparada a qualquer outro modelo do mercado.

A força do E16 faz um trabalho importante. Ela permite que a interface injete texturas de alta qualidade no processador quase duas vezes mais rápido que os SSDs PCIe 3.0 (até 5 GB / s). Isso faz com que as cenas fiquem mais ricas em detalhes e a jogabilidade fique mais suave.

A Phison já está trabalhando no substituto da tecnologia, o SSD E18 de última geração vai conseguir atingir até 7GB/s. Mas, para o Xbox X isso ainda não deve ser uma realidade. Mesmo não sendo de 7GB/s, os SSDs que podem estar presentes nos consoles podem ser uma evolução real dos modelos atuais.

O Xbox estar equipado com um SSD da Phison é um grande marco de avanço dos consoles atuais, para os de próxima geração. Os HDDs que estão presente atualmente já estão ficando apresentando um desempenho muito inferior à máquinas equipadas com SSDs.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.