Créditos: Rockstar Games

Grand Theft Auto IV não pode ser mais adquirido através da Steam

Questões ligadas ao licenciamento das músicas presentes no game devem ser a principal razão da retirada do botão de compra na loja da Valve

Lançado originalmente em abril 2008, Grand Theft Auto IV foi responsável por levar a grandiosa franquia da Rockstar Games para a nova geração de consoles daquela época (Xbox 360 e Playstation 3), tendo a difícil missão de continuar o legado criado por Grand Theft Auto: San Andreas.

A versão para PCs acabou sendo lançada meses depois (dezembro de 2008), essa desenvolvida pela Rockstar North e Rockstar Toronto e contando com diversas melhorias gráficas em relação ao game original, e chegou dando grande dor de cabeça para aqueles que queriam rodar o jogo na época, tanto por questões de problemas de performance quanto pela otimização da versão para computadores, bastante criticada no seu lançamento.

Mas para aqueles que ainda desejavam adquirir o game através da Steam, seja pela questão nostalgia ou pela fama da série, vai lidar com uma má notícia: GTA IV não está mais disponível para ser comprado na loja da Valve.

Tanto a versão inicial do jogo quanto a edição completa, que possuí as duas expansões do modo história do game (The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony) não podem ser mais comprados na Steam, tendo apenas disponível suas respectivas páginas na loja.

- Continua após a publicidade -

A Rockstar Games ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas se apura que a principal razão da retirada da venda esteja ligada a questões relacionadas ao licenciamento das músicas presentes no jogo.

Em 2018, a desenvolvedora já encarava problemas com a soundtrack de GTA IV, tendo que retirar boa parte das faixas presentes na rádio Vladivostok FM, que transmite músicas pop da Rússia ao jogador.

Como boa parte dos contratos de licenciamento teria vigência de 10 anos, possivelmente a situação com as músicas presentes no game chegou a tal ponto que a empresa preferiu retirar o game da loja da Valve, porém, as versões para Playstation 3 e Xbox 360 ainda podem ser adquiridas através das respectivas lojas, o que causa estranhamento nessa questão.

Fonte: VG247
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.