Índice do Artigo

Windows

Microsoft quer melhorar o processo de atualização de drivers no Windows 10

Microsoft quer melhorar o processo de atualização de drivers no Windows 10
Créditos: Microsoft

A conveniência de ter o Windows 10 atualizando drivers automaticamente também pode ser um problema para os usuários. Na maioria dos casos o processo de atualização ocorre normalmente, mas você provavelmente já deve ter visto relatos na Web dizendo que o Windows Update instalou automaticamente um driver de dispositivo incompatível com o sistema operacional do usuário e isso acabou causando a chamada tela azul da morte (ou BSOD) após a reinicialização. 

{conteudo_direito::61446}

Um exemplo disso envolve a Intel, que em 2019 disponibilizou através do Windows Update uma atualização de driver de áudio incompatível que acabou desativando completamente o som nos computadores de milhares de usuários. A Microsoft também bloqueou a instalação de diversas atualizações do Windows 10 por causa de drivers incompatíveis.

Quando a Microsoft detecta algum driver incompatível no computador do usuário, a empresa bloqueia a instalação de atualizações no computador afetado e notifica os fabricantes, como HP, Lenovo e Dell, por exemplo.

De acordo com uma nova documentação interna descoberta pelo site Windows Latest, a Microsoft finalmente mudará a forma como lida com drivers incompatíveis. O novo processo agora permite que os próprios fabricantes peçam para a Microsoft bloquear a instalação de novas versões do Windows 10 em PCs com drivers incompatíveis. Eles não terão mais que esperar que a empresa identifique alguma incompatibilidade. 

Depois que o fabricante parceiro envia a solicitação, o Windows Update não oferecerá mais novas versões do sistema operacional no computador com o drivers incompatíveis instalados. A documentação da interna da Microsoft diz que isso pode ajudar a reduzir a ocorrência de BSODs ou perda de dados.

{conteudo_direito::61107}

A Microsoft também está trabalhando em outra mudança que visa bloquear a instalação de drivers através do Windows Update um dia antes e um dia depois de disponibilizar as atualizações mensais da empresa.

Outra novidade mencionada na documentação interna diz que a ela também não oferecerá drivers via Windows Update dois dias antes e dois dias depois de disponibilizar novas versões do Windows 10.

Via: Windows Latest

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções