Créditos: Samsung

SSD Samsung 980 PRO é o primeiro modelo da empresa com suporte a PCIe 4.0

A empresa planeja lançá-lo dia 21 de janeiro nos EUA e na Coreia do Sul

A Samsung apresentou em seu estande na CES 2020 o seu próximo modelo de SSD, o 980 PRO M.2 NVMe. Este será o primeiro modelo de SSD M.2 da empresa, voltado para o consumidor final, a ter suporte ao PCIe 4.0.

Apesar do SSD 980 PRO M.2 NVMe estar a amostra no estande da Samsung, sua apresentação foi bastante "timida", sem nenhum anúncio formal ou coisa do tipo, o que limitou bastante as informações a respeito do novo componente.

SSD Samsung 980 PRO

Tudo o que temos são as velocidades de leitura e escrita sequenciais, 6,5 GB/s e 5 GB/s, respectivamente, pelo menos para o modelo de 1 TB. Vale lembrar que para alcançar estes valores, o Samsung 980 PRO deverá operar em um sistema compatível com o PCIe 4.0. A Samsung criou um novo controlador compatível com o PCIe 4.0, atualizou o seu V-NAND 3D para uma maior eficiência energética, e aumentou o tamanho da pilha V-NAND para 128 camadas.

Sobre as capacidades, existirão modelos do Samsung 980 PRO M.2 MVMe de 250 GB, 500 GB e 1 TB, o que indica que a empresa ainda usa tecnologia MLC de 2 bits em sua linha PRO, contrariando a maior parte do mercado que já migrou para a tecnologia TLC de 3 bits.

Informacoes sobre o SSD Samsung 980 PRO

- Continua após a publicidade -

A Samsung pretende lançar o 980 PRO inicialmente nos EUA e Coreia do Sul no dia 21 de janeiro, com lançamento para o resto do mundo no mês de fevereiro. Sobre o preço infelizmente não temos informações, mas aqui no Brasil não devemos ser otimistas, pois há vários fatores que contribuem para o produto chegar em terras tupiniquins com um preço bem salgado.

Além da alta do dólar, temos as previsões de que as memórias flash NAND ficarão até 40% mais caras no último trimestre de 2020. Então quem estiver interessado no Samsung 980 PRO M.2 NVMe já deve começar a preparar o bolso.

Fonte: anandtech, overclock3d
Tags
  • Redator: Jean Oliveira

    Jean Oliveira

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.