Equipe salva Geocities da extinção com torrent de 652GB

Boa parte da história da Internet ficou incrustada nas antigas pÁginas hospedadas no Geocities, que foi um dos principais serviços gratuitos para que os internautas da década de 90 publicassem seus conteúdos na web.

A morte do serviço, em outubro de 2009, levou consigo parte de toda essa história e deixou saudades em muita gente. Nada que, agora, não possa ser resolvido com 600GB de espaço livre no disco rígido.



O grupo Archive Team trabalhou durante vÁrios meses fazendo o download das pÁginas e comprimindo-as em um torrent, que resultou em um arquivo de 652GB disponibilizado no Pirate Bay. Tendo em vista que o Geocities oferecia 10MB de espaço para hospedagem, a equipe conseguiu colecionar uma vasta quantidade delas. Mas não todas. De acordo com o grupo responsÁvel pela façanha, não é possível estimar a porcentagem de pÁginas salvas, uma vez que o próprio Yahoo, que adquiriu o serviço em 1999, não forneceu estatísticas sobre o total de sites hospedados.

Quem estiver disposto a fazer o download, poderÁ recuperar um pouco da experiência de navegar na Internet do passado, realizar pesquisas, ou simplesmente "obter quilômetros de posts com gifs animados brilhantes e músicas MIDI", conforme o blog da equipe. Uma alternativa mais rÁpida para lembrar os velhos tempos é o Geocities-izer, que simula como qualquer site seria caso tivesse sido criado por um adolescente nos idos de 1994.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.