Acabou? Dota 2 atinge menor número de jogadores simultâneos desde 2014

Média de usuários nos últimos 30 dias foi menor que 383 mil
Por Mariela Cancelier 07/01/2020 14:02 | atualizado 07/01/2020 14:03 Comentários Reportar erro

Dota 2 atingiu o menor número de jogadores desde 2014 de acordo com dados do site Steam Charts. A queda de público do jogo da Valve não é de hoje, já que a análise mostra que a média de players ativos têm decrescido ao longo do tempo. Segundo a tabela, o pico de usuários ativos nos últimos 30 dias foi de 616.415, com uma média menor ainda para o mesmo período: 382.380.

Entre 2015 e 2016 o jogo teve um crescimento exponencial, garantindo pelo menos 1 milhão de jogadores todos os meses, mas a permanência players no MOBA começou a decair em 2019. A Valve já comentou a dificuldade em manter usuários simultâneos em Dota 2, e investiu em manutenções e atualizações no game no ano passado. Por exemplo, em novembro a Valve revelou a gigantesca atualização Outlanders (Invasores), um update com dois novos heróis para o e uma série de mudanças fundamentais para a jogabilidade.

Apesar das dificuldades em manter o jogo com usuários estáveis, Dota 2 ainda está no TOP 5 de games jogados na Steam, competindo com grandes títulos multiplayer como Counter-Strike: Global Offensive, PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS, Grand Theft Auto V e Tom Clancy's Rainbow Six Siege. Além disso, o campeonato anual "The International" também é um dos maiores premiadores do mundo. 

O crescimento de outros jogos online pode ser uma das causas da perda de jogadores em Dota 2, principalmente de seu concorrente League of Legends, que foi o game mais assistido na Twitch em 2019. Novos jogos também são adicionados todos os dias na Steam. De acordo com o SteamSpy, a plataforma da Valve recebeu um total de 8.339 novos títulos no ano passado. Mensalmente, cerca de 600 a 700 títulos foram lançados na loja.

- Continua após a publicidade -

Ainda não sabemos como a Valve pretende solucionar o problema de estabilidade no pico de jogadores, mas espera-se que o game receba outras atualizações, manutenção e conteúdos que animem a comunidade a jogá-lo com mais frequência. Comente aí embaixo sua opinião sobre o jogo da Valve: qual o motivo do número de jogadores ativos em Dota 2 estar tão baixo?

Via: Mais Esports
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.