Créditos: si.wsj.net

Micron anuncia que está realizando testes com módulos de memória DDR5

Os primeiros módulos RDIMM DDR5 ECC serão destinados apenas para servidores

A Micron anunciou hoje que começou os testes de amostragem em módulos de memória com a nova tecnologia DDR5 para seus parceiros industriais. No entanto não espere que a tecnologia DDR5 chegue em breve para os desktops convencionais. Inicialmente estes módulos serão construídos no formato RDIMM e com a tecnologia ECC (Error-Correcting Code), características de módulos de memória para servidores.

Os novos módulos de memória DDR5 RDIMM ECC serão construídos utilizando o processo de fabricação de 1 znm, oferecendo mais de 85% de aumento no desempenho, em comparação com os atuais módulos DDR4. Terão uma taxa de transferência de dados de 6400 MT/s, 2 vezes mais rápida que dos módulos DDR4. A largura de banda, segundo a Micron, pode alcançar 32 GB/s, 25% mais rápida do que os atuais módulos de memória DDR4. O consumo de energia será reduzido em 8%, sendo necessário somente 1,1 volts para operá-lo.

Com o lançamento dos novos processadores no mercado "esbanjando" núcleos, como é o caso da nova geração dos processadores AMD Epyc, a taxa de transferência de dados se tornou uma característica importantíssima, devido a diminuição da largura de banda disponível para cada núcleo, prejudicando o desempenho computacional.

Para diminuir esse impacto, a Micron dobrou o tamanho do prefetch nos módulos DDR5, que agora conta com 16n. Outra mudança foi o aumento da densidades dos chips que compõem o módulo, que agora suportam até 64 Gb. Também existem recursos como o MIR (Mirror Pin) e novas opções para os comandos PRECHARGE e REFRESH.

- Continua após a publicidade -

Os módulos de memória DDR5, provavelmente chegarão ao mercado por um preço elevado. Mesmo assim, há empresas que já estão investindo para que seus produtos sejam compatíveis com a nova tecnologia. É o caso da Intel com sua próxima geração de processadores para data center, a Sapphire Rapids, que será lançada em 2021.

Fonte: techpowerup
Assuntos
Tags
  • Redator: Jean Oliveira

    Jean Oliveira

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.