Novo SSD PCIe 4.0 Optane da Intel está sendo provavelmente testado em Ryzen

Drives já estariam prontos para o mercado, mas sem plataforma para recebê-los

De acordo com uma publicação recente do engenheiro de marketing técnico da Intel, Frank Ober, a fabricante já está com amostras prontas de sua próxima geração de SSDs Optane e que devem suportar a interface PCIe 4.0. O funcionário fez uma publicação no Twitter trocando algumas informações que ainda não foram anunciadas pela Intel, como a sugestão de que eles já teriam testado uma unidade do SSD para um desenvolvedor do Linux. Isso significa que os novos SSDs já estão sendo finalizados para o mercado e estão em estágio de finalização.  

Apesar da chegada próxima da nova geração, a Intel ainda não possui nenhuma CPU no mercado que seja compatível com a interface PCIe 4.0. Caso os novos SSDs Optane cheguem ao mercado, os usuários não terão a possibilidade de conectarem as duas unidades (SSD e CPU) da mesma marca pelo padrão. 

Sem processadores com suporte à interface PCIe 4.0, os desenvolvedores não possuem uma plataforma para teste da Intel. Com a nova interface, especula-se que a empresa esteja testando seus novos SSDs em processadores EPYC Rome ou Ryzen de sua concorrente AMD. Ainda existem as plataformas Intel com interface PCIe 3.0,  que podem trazer compatibilidade extra de tecnologias nos SSDs de última geração, mas não são o recurso ideal para alcançar todo o desempenho do drive, que depende do PCIe 4.0 para tanto.

Com as unidades em seu estágio final, é provável que elas cheguem no mercado em breve, mas ainda não sabemos como isso vai funcionar do lado da Intel, já que a marca não conta com o PCIe 4.0 em seus processadores. Os produtos Optane de última geração poderiam beneficiar a AMD, já que ela oferece a interface mais recente.

- Continua após a publicidade -

De acordo com informações do site Tom's Hardware, a Intel planeja iniciar a produção de seus processadores Ice Lake de 10nm com PCIe 4.0 no segundo semestre de 2020. No primeiro semestre de 2020, a empresa começa a produção dos processadores Cooper Lake de 14nm, que devem vir com a interface ainda PCIe 3.0. 

Outra especulação um pouco mais longe da realidade é de que a Intel pode mostrar antes do previsto um novo processador com suporte à interface, provavelmente durante a CES 2020 (de 7 a 10 de janeiro) ou Computex (2 a 6 de junho). De qualquer forma, devemos esperar os anúncios oficiais da empresa para saber como e quando a nova geração dos SSDs Optane PCIe 4.0 chegam ao mercado.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.