Créditos: Valve

Mais de 8 mil games foram lançados na Steam em 2019

Plataforma teve recorde de novos novos no ano passado

Apesar da chegada agressiva da Epic Games Store, a Steam continua sendo a principal plataforma de jogos no PC e quebrou seu próprio recorde de lançamentos durante o ano de 2019. Segundo dados do site SteamSpy, a plataforma da Valve recebeu um total de 8.339 novos produtos no ano passado. Mensalmente, cerca de 600 a 700 títulos foram lançados na loja.

O recorde acompanha o crescimento no número de lançamentos na plataforma desde a adoção do sistema Steam Direct, que substituiu o Greenlight e cobra uma taxa para que desenvolvedores coloquem jogos para serem vendidos na loja. O recorde anterior foi registrado em 2018, quando 8.234 softwares foram lançados na Steam durante 365 dias.


Imagem: Steam/Reprodução

Os dados do SteamSpy mostram como a Steam se tornou um local de fácil acesso para quem pretende vender jogos, mesmo que algumas produções só sirvam para participar do PIJOS. Em 2014, 1.676 games foram lançados na Steam, com 2.708 em 2015, 4.409 em 2016 e 6.339 em 2017. 

Graças ao imenso número de lançamentos anualmente, a Valve começou a tomar medidas para retirar milhares de jogos de sua loja. Segundo especula o PCGamesN, a tendência é que em 2020 a Steam não volte a quebrar seu próprio recorde por causa das diretrizes mais rígidas que começaram a ser aplicadas.

Apesar de grandes números serem bons em certas situações, o "flood" de games na Steam acaba não sendo tão positivo para a plataforma da Valve, principalmente porque grande parte dos jogos, bons ou ruins, acabam não ganhando a atenção do público. De acordo com Mat Piscatella, da NPD Group, 12 dos títulos mais vendidos da Steam em 2019 já estavam na lista de produtos mais populares da plataforma nos dois anos anteriores.

- Continua após a publicidade -

Se você quer evitar os jogos de qualidade duvidosa da Steam e saber os destaques da loja, fique ligado no VAR, nossa série de vídeos com indicações de games que merecem sua atenção.

Via: PCGamesN, SteamSpy
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.