Créditos: Reuters

AMD deve passar Apple como maior cliente da TSMC para componentes de 7nm em 2020

Mudança acontece também devido à migração da maçã para o processo de 5nm no A14
Por João Gabriel Nogueira 03/01/2020 16:27 | atualizado 03/01/2020 16:27 Comentários Reportar erro

A AMD deve se tornar a cliente número um da TSMC para CPUs e GPUs fabricadas em 7nm em 2020. A estimativa é que seu portfólio crescente de produtos fabricados com essa litografia resultem na empresa ultrapassando a atual principal consumidora da TSMC, ninguém menos que a Apple.

Além do crescimento nas encomendas da AMD, há também o fato que a fabricante dos iPhones começou a aumentar seus pedidos para processadores feitos no processo de 5nm, os A14. A maçã vai gradativamente mover sueas encomendas dos 7nm para os 5nm, e a AMD está aproveitando o "espaço" liberado.

A fabricante dos Ryzen, atualmente, já conta com um portfólio considerável de encomendas no processo. A empresa usa 7nm DUV em seus componentes Zen 2, Navi 10 e Navi 14. O processo deve continuar sendo usado nesses produtos, incluindo na chegada das APUs Renoir em breve. Além disso, espera-se que a AMD aproveite os 7nm EUV, também conhecidos comercialmente como 7nm+, para sua próxima geração Zen 3 de processadores e Navi 20 de GPUs, que devem ser apresentados ainda neste ano.

Isso é especialmente interessante porque a AMD é a única entre as cinco principais clientes da TSMC que não trabalha com SoCs para dispositivos móveis. O Top 5 da gigante dos transistores é o seguinte: Apple, HiSilicon, Qualcomm, AMD e MediaTek.

Independentemente de quem está no topo dos pedidos, quem segue na vantagem é a TSMC. Espera-se que a empresa vai aumentar sua produção de 7nm para 110.000 wafers por mês, ainda na primeira metade de 2020. A empresa, no entanto, pode perder encomendas importantes da Qualcomm, que aparentemente está passando para a Samsung para sua próxima geração de processadores, querendo se antecipar nos 7nm EUV da sul-coreana. Rumores apontam que a Nvidia também pretende encomendar sua próxima geração de GPUs nos 7nm+ da Samsung. São más notícias para a TSMC, mas pode significar ainda mais espaço para encomendas da AMD no segundo semestre de 2020.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.